Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Vilarejo abandonado foi comprado por quase 100 pessoas que vão reconstruir 17 prédios históricos

Por Caio César Gomes
14/07/2026
Vilarejo abandonado foi comprado por quase 100 pessoas que vão reconstruir 17 prédios históricos

Foto: Reprodução/Instagram/@borgo_batone

Uma vila abandonada na região da Toscana, na Itália, está prestes a ganhar uma nova vida graças a um projeto coletivo que reúne moradores de diferentes países. Ao todo, 92 participantes adquiriram uma participação no vilarejo Borgo Batone, com o objetivo de restaurar 17 construções históricas e transformar o local em uma comunidade compartilhada.

Localizado na cidade de Pescaglia, o antigo vilarejo ocupa uma área de 25 hectares cercada por florestas e olivais, nos Alpes Apuanos. A iniciativa começou em 2021, quando um grupo de idealizadores decidiu preservar o patrimônio histórico em vez de vender cada imóvel separadamente, criando um modelo de propriedade coletiva para financiar a recuperação da área.

Em vez de comprar uma casa específica, cada integrante adquire uma participação em todo o complexo. O investimento inicial é de 50 mil euros, cerca de R$ 300 mil, valor destinado à cooperativa responsável pela administração e restauração da vila. Em troca, os participantes recebem créditos que podem ser utilizados para reservar períodos de hospedagem no local.

Recomendado para você

  • Navio encontrado fundo mar negroNavio encontrado no fundo do Mar Negro permaneceu praticamente intacto durante mais de 2.400 anos sem receber oxigênio
  • Subterrânea construída milhares podia esconderCidade subterrânea construída há milhares de anos podia esconder 20 mil pessoas com animais, alimentos e fontes de água
  • Pegadas milhões atribuídas rex adultoPegadas de 66 milhões de anos são atribuídas a um T. rex adulto e revelam a velocidade com que o predador caminhava
  • Eliana recebe novidade programa globoAos 53 anos, Eliana recebe novidade sobre programa na Globo

Além de financiar as obras, os membros também participam das decisões sobre o futuro da comunidade, ajudando em mutirões e grupos de trabalho. A expectativa é que, após a conclusão das reformas, o vilarejo possa receber até 80 hóspedes simultaneamente, tornando-se um espaço voltado para turismo, encontros familiares e atividades culturais.

Vila ficou décadas abandonada

Borgo Batone tem uma história que remonta a cerca de dois mil anos e abriga construções erguidas entre o fim da Idade Média e o período do Renascimento. A partir da década de 1960, os moradores deixaram a região em busca das cidades, fazendo com que as casas fossem sendo abandonadas ao longo dos anos.

A recuperação do vilarejo recebeu apoio da prefeitura de Pescaglia e segue um modelo semelhante ao chamado Albergo Diffuso, conceito italiano que transforma construções espalhadas por uma vila em um único empreendimento de hospedagem. A proposta busca preservar o patrimônio histórico enquanto incentiva o turismo e revitaliza uma área rural que permaneceu esquecida por décadas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Navio encontrado fundo mar negro

Navio encontrado no fundo do Mar Negro permaneceu praticamente intacto durante mais de 2.400 anos sem receber oxigênio

16/09/2026
Subterrânea construída milhares podia esconder

Cidade subterrânea construída há milhares de anos podia esconder 20 mil pessoas com animais, alimentos e fontes de água

16/09/2026
Pegadas milhões atribuídas rex adulto

Pegadas de 66 milhões de anos são atribuídas a um T. rex adulto e revelam a velocidade com que o predador caminhava

16/09/2026
Eliana recebe novidade programa globo

Aos 53 anos, Eliana recebe novidade sobre programa na Globo

16/09/2026
Dono havan oferece brinde grátis

Dono da Havan oferece brinde grátis para caminhoneiros em ação especial nesta quarta (16)

16/09/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

Diario de Pernambuco - DPMAIS