O brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, está perto de se tornar acionista do Liverpool ao lado de Jeff Bezos, fundador da Amazon. Os dois fazem parte de um consórcio liderado por Amit Bhatia que negocia a compra de uma participação de cerca de 30% do clube inglês. A operação avalia o Liverpool em aproximadamente 4,4 bilhões de libras, ou cerca de R$ 30 bilhões.
As conversas são conduzidas com o Fenway Sports Group (FSG), controlador do Liverpool desde 2010. Segundo a Reuters, o acordo está próximo de ser concluído e pode ser anunciado ainda nesta semana. A negociação, porém, ainda não foi oficialmente confirmada pelas partes.
Saverin entra no Liverpool
O grupo de investidores é liderado por Amit Bhatia, empresário e genro do bilionário indiano Lakshmi Mittal. Bhatia também teve participação no Queens Park Rangers, clube que disputa o futebol inglês.
Além de Saverin e Bezos, o consórcio reúne outros investidores. A proposta prevê uma participação minoritária relevante no Liverpool, enquanto a FSG continuará com o controle do clube.
A operação representa uma nova injeção de capital na estrutura do Liverpool sem que os atuais proprietários precisem vender a maioria das ações. A FSG já havia negociado uma participação de 3% com a Dynasty Equity em 2023.
Liverpool passa por mudanças
A possível entrada dos novos acionistas acontece durante uma reformulação no futebol do clube. Arne Slot deixou o comando da equipe e foi substituído por Andoni Iraola. O atacante Mohamed Salah também deixou o Liverpool, enquanto Michael Edwards saiu da função de principal executivo de futebol da FSG.
O Liverpool conquistou a Premier League em 2025 e permanece entre os principais clubes da Inglaterra. A chegada de novos investidores ocorre, portanto, em um momento de mudanças na estrutura esportiva e administrativa.
Caso a negociação seja concluída, Bezos fará seu primeiro grande investimento em um clube de futebol. Saverin, por sua vez, passará a integrar um grupo de acionistas com participação relevante em uma das principais equipes do futebol europeu.
Até o momento, Liverpool e FSG não confirmaram oficialmente os termos da negociação. A expectativa é que uma definição seja anunciada nos próximos dias.










