° / °
Coluna

Opinião

Artigo

Ed Carrazzoni, pioneiro da Química Orgânica em Pernambuco

Meu pai, Ed Paschoal Carrazzoni, que nos deixou ontem, foi um dos principais expoentes da Química Orgânica em Pernambuco

Eric Carrazzoni

Publicado: 21/11/2025 às 09:37

Carrazzoni destacou-se como pesquisador na área de produtos naturais, e o reconhecimento de seus estudos sobre terpenos e alcaloides lhe
garantiu espaço como verbete na antiga Enciclopédia Delta Larousse/Foto: freepik

Carrazzoni destacou-se como pesquisador na área de produtos naturais, e o reconhecimento de seus estudos sobre terpenos e alcaloides lhe garantiu espaço como verbete na antiga Enciclopédia Delta Larousse (Foto: freepik)

Meu pai, Ed Paschoal Carrazzoni, que nos deixou ontem, foi um dos principais expoentes da Química Orgânica em Pernambuco, reconhecido pela sua trajetória como professor, pesquisador e gestor universitário.

Formou-se no Bacharelado em Química pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tornou-se mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e desenvolveu estudos de doutorado sobre Espectrometria de Absorção no Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear no centro de pesquisas Kernforschungsanlage Jülich (atual Forschungszentrum Jülich), na Alemanha.

Foi professor da UFPE e da Unicap, onde ocupou diversos cargos acadêmicos. Na Unicap, entre outras funções, atuou como pró-reitor administrativo. Nesse período, ajudou a implementar importantes estruturas que hoje são marcas da instituição, como a Biblioteca Central Pe. Aloísio Mosca de Carvalho. Também foi diretor do Cesesp — órgão responsável pelo vestibular unificado de Pernambuco — e vice-diretor do antigo Colégio Nóbrega, no Recife. Lecionou até os 75 anos.

Carrazzoni destacou-se como pesquisador na área de produtos naturais, e o reconhecimento de seus estudos sobre terpenos e alcaloides lhe garantiu espaço como verbete na antiga Enciclopédia Delta Larousse, algo raro para cientistas regionais. Tornou-se referência nacional em estudos de compostos orgânicos, metabolismo natural e aplicações químicas, sendo amplamente reconhecido por estudantes e profissionais da área.

Além de diversos artigos científicos, publicou dezenas de livros, incluindo obras didáticas voltadas para concursos vestibulares e títulos sobre uma série de temas, como Práticas de Química Orgânica, Química de Líquens e Plantas Medicinais de Uso Popular. Muitos de seus trabalhos combinam rigor científico com linguagem acessível, aproximando o conhecimento químico do cotidiano das pessoas. Foi também integrante da Academia Pernambucana de Química.

Além da carreira acadêmica, Carrazzoni empreendeu com o Ceseplan — empresa voltada à realização de concursos — e o Ceane, centro especializado na análise da qualidade das águas.

Sua produção intelectual e acadêmica consolida seu nome como um dos mais produtivos em sua área, com um legado que contribui para a formação de diversas gerações de estudantes, professores e profissionais da Química em todo o Brasil.

Eric Carrazzoni *

* Jornalista

Mais de Opinião

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X