° / °

Coluna

Esplanada

Com Leandro Mazzini

COLUNA

Arrivederci, amore

Já apontado entre portas na Polícia Federal como o mentor da fuga, o ex-chefe da Força Nacional Antônio Aginaldo de Oliviera "meteu pé" – no bordão popular – antes da prisão da esposa Carla Zambelli

Leandro Mazzini

Publicado: 31/07/2025 às 10:39

 /Charge: Izanio Façanha

(Charge: Izanio Façanha)

BRASÍLIA, QUINTA-FEIRA, 31 DE JULHO DE 2025 - Nº 4.174

Leandro Mazzini

Com Carol Purificação e Alexandre Braz

Já apontado entre portas na Polícia Federal como o mentor da fuga, o ex-chefe da Força Nacional Antônio Aginaldo de Oliviera “meteu pé” – no bordão popular – antes da prisão da esposa Carla Zambelli em Roma na terça-feira (29). Embora tenha entrado na Itália com a deputada cassada, consta nos arquivos da Polícia Nacional italiana que Aginaldo deixou a União Europeia antes de vencer o visto de turista (de 90 dias). Zambelli está sozinha na luta. As autoridades italianas não estão dispostas a segurar a ítala-brasileira, condenada a 10 anos de prisão pela suprema Corte do Brasil, num momento em que o Governo de Giorgia Meloni acaba de restringir fortemente a concessão de dupla cidadania. O exemplo será dado. Ao contrário de casos anteriores de Salvatore Cacciola e de Henrique Pizzolato, cuja extradição demorou mais de ano, Zambelli pode voltar bem mais cedo para estrear uma cela no Brasil.


Silêncio no hangar


Quem sabe do vaivém exclusivo do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, nos jatinhos da FAB, numa agenda inteligente, digamos, que alia palestras e passeios, se pergunta: cadê os procuradores do MP Federal que não questionam esse drible de luxo? Há muitas situações em que o MP se mostra xerife, e em outras, o cego no tiroteio.


Desabafo


Ex-deputado federal e conhecedor a fundo do ramo do agronegócio, o advogado Jerônimo Goergen soltou um grito de desabafo em artigo ontem: “ Na minha opinião, está tudo errado. Todas as partes erram. Direita e esquerda se perderam em suas vaidades e seus projetos de Poder. O Brasil precisa ser um País pragmático, não ideológico”. Faz sentido. Leia a íntegra no www.colunaesplanada.com.br.


País da Diabetes


Em 2024 o País registrou 16,6 milhões de adultos (20 a 79 anos) com diabetes. Nos anos 2000 a contagem era de 3,3 milhões, e a estimativa para 2050 é que sejam 24 milhões. Os dados são do Atlas da Federação Internacional de Diabetes. O levantamento informa que o Brasil está entre os 10 países com o maior número de registros da doença.


Brasil em Cannes


A Visa Consulting & Analytics registrou que brasileiros gastaram 80% mais com cartões Visa durante o Festival Cannes neste ano em comparação a 2024. Os gastos aconteceram nos itens Supermercados, Roupas e acessórios, e Restaurantes. O pagamento por aproximação cresceu 100%.


Branding house


A Estáter Eventos finalizou sua 1º casa-promo na paradisíaca Trancoso (BA). A Casa Natural Dots, marca Premium do Grupo New Pet, funcionou como show room de quinta a domingo no Quadrado durante julho. Os conferiram os produtos de pet care e pet food da marca paranaense que expande sua operação em 2025/26 para o Sudeste. A Estáter tem casas promo também em Caraíva, Pirenópolis, Tiradentes e Paraty.


ESPLANADEIRA


#Iguá e CIEDS promovem no RJ curso para criação de negócios: cieds.org.br. #LBZ Advocacia realiza evento TAXTIC EXECUTIVO dia 12/8, em SP. #MedQuímica celebra 50 anos e 50 lançamentos até 2030. #NaughtOne lança mesas e assentos modulares Mimo, de Keiji Takeuchi; e cadeira lounge Fin, de Daniel Schofield. #Circuito Cultural Bradesco Seguros completa 18 anos com 15 milhões de pessoas impactadas. #Colégio Notre Dame doa 55kg de agasalhos à ONG Ação Social Recreio no RJ.

 

Mais de Esplanada