° / °

Coluna

Esplanada

Com Leandro Mazzini

COLUNA

Laços Judiciais

Depois de defenderem juntos a J&F Investimentos na briga pela Eldorado Celulose, os advogados estrelados Walfrido Warde e Eduardo Munhoz se reencontram mais uma vez do mesmo lado de uma grande disputa empresarial

Leandro Mazzini

Publicado: 08/07/2025 às 15:36

 /Charge: Izanio Façanha

(Charge: Izanio Façanha)

BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 8 DE JULHO DE 2025 - Nº 4.157

Leandro Mazzini

Com Carol Purificação e Alexandre Braz

Depois de defenderem juntos a J&F Investimentos na briga pela Eldorado Celulose, os advogados estrelados Walfrido Warde e Eduardo Munhoz se reencontram mais uma vez do mesmo lado de uma grande disputa empresarial. Warde assumiu a defesa de Saul Klein na briga para ampliar sua fatia do inventário de seu pai, Samuel, fundador da Casas Bahia. Já Munhoz defende dois sobrinhos de Saul e netos de Samuel, Rafael e Natalie Klein, em diversas disputas. Embora tenham interesses aparentemente opostos na divisão dos bens de Samuel, Warde e Munhoz juntaram petições em nome de seus clientes com argumentos e pedidos idênticos, em processos diferentes, em um espaço de apenas 14 dias. O alvo de ambas as petições foi o empresário Michael Klein. Seu irmão Saul quer uma parte da herança deixada para ele e seus filhos Rafael e Natalie disputam com ele o controle da Casas Bahia - que já teve campanha de mídia famosa com o bordão “Quer pagar quanto? Quer pagar quando?” e hoje assiste à disputa familiar. A assessoria do Warde Advogados se resumiu em avisar que defende os interesses de Saul Klein. A banca de Munhoz não se pronunciou até o fechamento da Coluna.


Ondas do Rio


Muita gente interpretou a exoneração do secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, como atitude intempestiva de Rodrigo Bacellar, presidente da ALERJ e governador interino. Porém, foi estratégia muito bem elaborada. Com esse movimento ele fez o jogo político se abrir, antecipando crises. Resta saber qual será a posição do governador Cláudio Castro.


Acabou ou sobrevive?


Diplomatas estrangeiros reunidos numa embaixada europeia ratificaram o teor da revista “The Economist”, de que o presidente Lula da Silva perdeu relevância interna e internacional. A carta que o chanceler Mauro Vieira enviou à revista foi redigida no 4º andar do Planalto, na vistosa sala do chefe da assessoria especial, Celso Amorim. No Itamaraty, o constrangimento é visível.


Aviõe$


O futuro embaixador do Brasil em Madri, Luiz Alberto Figueiredo Machado, quer aproveitar que a OTAN determinou aumento nos gastos militares dos países membros para vender o KC390 da Embraer, a começar pela Espanha. O KC390 já opera em Portugal, e parte de sua estrutura é construída na Ogma, empresa portuguesa, e também algumas em instalações que eram da Embraer em Évora.


Prêmio iCS


O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lança hoje o HUB de Economia & Clima em São Paulo. A entidade surge para fortalecer a interação entre centros de pesquisa, empresas e investidores, em busca de soluções para a transição climática, com uma economia de baixo carbono e socialmente justa. Uma das primeiras iniciativas é o Prêmio iCS de Economia & Clima. Inscrições no https://shorturl.at/dFhmu até 8 de agosto.


Eu fico!


Dos 12 membros, apenas seis compareceram à reunião da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência na quarta-feira (2). Os congressistas antigos aliados preferiram deixar sozinho o delegado chefe da ABIN, Luiz Fernando Côrrea. Mas ele, segundo parlamentares, manteve-se tranquilo, sem dar nenhuma pista sobre se pede para sair ou não diante do indiciamento da PF no caso da ABIN Paralela.


ESPLANADEIRA


#www.fgnd.com.br disponível para brasileiros verificarem se FGTS está em dia, até 18/7. #Pormade Portas investe no atendimento e quer faturar R$ 500 mi em 2025. #Karina Bacchi lança "+ Forte na Fé” (Editora Vida). #Museu do Amanhã (RJ) tem seminário “Eventos Climáticos – Cidades Resilientes”, na quinta-feira. #Julian Tonioli, da Auddas, inicia em SP projeto de Formação de CEOs e COOs. #Cineclube Frei Tito exibe hoje documentário “Caio Martins e o apagamento da memória”, doc de Lucas Cavalcante, em Niterói.

Mais de Esplanada