COLUNA

PIB de PE cresceu 1,4% em 2023

Enquanto a economia nacional apresenta uma forte desaceleração entre o 1º e o 4º trimestres, o PIB do estado apresentou o melhor desempenho no 3º trimestre
Por: Ecio Costa

Publicado em: 18/03/2024 10:01

O PIB cresceu menos da metade do PIB brasileiro no período (2,9%), mas apresentou crescimento nos 3º e 4º trimestres, inclusive mais fortes que nos 2 primeiros trimestres do ano, diferente do que aconteceu na economia brasileira, que apresentou crescimento de 0% nos dois últimos trimestres de 2023.

Ao analisar os dados do crescimento trimestre a trimestre, enquanto a economia nacional apresenta uma forte desaceleração entre o 1º e o 4º trimestres, indo de um crescimento de 1,3% no 1º trimestre para 0% no 4º trimestre, o PIB de Pernambuco apresentou seu melhor desempenho no 3º trimestre.

O crescimento do 3º trimestre foi de 0,9%, seguido por novo crescimento de 0,3% no 4º trimestre. Os resultados indicam uma maior consistência no ritmo de crescimento pernambucano acumulado no ano, apesar de estar mais baixo, quando comparado ao nacional.

O setor de serviços, que representa em torno de 75% do PIB de Pernambuco, puxou o crescimento da economia pernambucana em 2023, com crescimento de 1,4%. A agropecuária foi quem cresceu mais, com um avanço de 1,6%, mas só representa 5% do PIB de Pernambuco. A indústria teve um desempenho de 1,1% em crescimento e representa 20% do PIB.

O bom desempenho do agronegócio observado no país parece não ter sido sentido em Pernambuco, que teve maior impacto do crescimento do setor de serviços e até mesmo da indústria, com Transporte, Armazenamento e Correios (5,2%); comércio (3,1%); e, Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (3,1%) como destaques.

Os anúncios de investimentos para o estado podem mudar esse cenário de 2023, fazendo com que Pernambuco possivelmente cresça mais que o Brasil. outro fator importante para ajudar nessa mudança é o Bolsa Família e sua manutenção, com um poder de compra mais elevado das famílias.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.