COLUNA

Arrogância prejudica a Geração Z no mercado de trabalho

Segundo pesquisa, 31% dos recrutadores preferem contratar trabalhadores mais velhos em vez dos nascidos entre 1995 e 2010

Publicado em: 07/05/2024 10:37

 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
Uma pesquisa realizada em janeiro pela Resume Builder constatou que 31% dos recrutadores preferem contratar trabalhadores mais velhos em vez da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010, ou seja, 14 a 29 anos). Além disto, 30% demitiram um Gen Z após 30 dias do início do trabalho.

O problema começa durante o recrutamento. Profissionais de RH afirmam que os candidatos da Geração Z não se vestem adequadamente (58%), não fazem contato visual (57%), têm exigências salariais irracionais (42%), não se comunicam bem ( 39%) e não parecem muito interessados ou engajados (33%). Uma vez contratados, tendem a se comportar de forma arrogante (60%) e são difíceis de gerir (26%). 

Como essas avaliações advêm de gestores provavelmente pertencentes a gerações mais velhas, onde prevalecem valores e regras diferentes, 3 em cada 10 desses recrutadores evitam contratar candidatos da Gen Z com base em experiências anteriores, que relatam: falta de ética de trabalho (57%), dificuldade de se relacionar bem com os colegas de trabalho (22%), mentiras (21% ), atrasos para o trabalho (34%) e para reuniões (25%).

Contudo, os zoomers (jovens da Gen Z) podem trazer benefícios para as empresas, pois têm sede de aprendizado e podem contribuir para a organização, desde que recebam  treinamento adequado para desenvolver o verdadeiro potencial. Lembrando que para q Geração Z, sucesso é a realização pessoal e não a ascensão corporativa.

TJPE APROVA AÇÃO AFIRMATIVA DE GÊNERO PARA JUÍZAS E JUÍZES INDICADAS(OS) PARA O TRE-PE
 
 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é o primeiro tribunal do país a aprovar ação afirmativa de gênero, para juízas e juízes indicadas(os) para o TRE-PE.

A iniciativa é do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto. Constitucionalmente, os TJs são os responsáveis por indicar quatro dos sete integrantes das Cortes Eleitorais: dois desembargadores/desembargadoras e dois juízes/juízas de Direito. É sobre esta última classe que começará a vigorar o rodízio entre homens e mulheres.

A Resolução tem o objetivo de incentivar uma maior participação feminina nas instituições de Justiça, além de dar igualdade de oportunidades a lideranças femininas em todos os níveis de tomada de decisões no âmbito do Poder Judiciário estadual. 

Com isso, o TJPE busca, também, atingir um dos critérios de pontuação para a conquista do Prêmio CNJ de Qualidade, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, que é o estabelecimento de um percentual paritário de magistrados e magistradas indicados para compor as cortes eleitorais.

CÂNCER DE MAMA: MÉDICOS DECIDEM QUE O RASTREAMENTO DEVE COMEÇAR AOS 40 ANOS
 
 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
 

Especialistas que tomam decisões de saúde nos Estados Unidos, da United Service Preventive Services Task Force,  decidiram antecipar a data de início dos exames do câncer de mama para 40 anos.

Antes, as mamografias deviam ser bianuais a partir dos 50 anos, com exames sendo realizados anteriormente apenas diante da presença de nódulos mamários persistentes.
A nova recomendação dos médicos norte-americanos é que o rastreio periódico comece 10 anos antes e siga até os 74 anos. No Brasil, a data final de rastreio periódico sugerida é de 69 anos.