Clouds25° / 27° C

COLUNA

Verbomania: Pessoas que falam demais

Publicado em: 18/07/2023 08:04

Existem várias explicações para o hábito de falar demais: ansiedade, carência e questões de personalidade. Contudo, a compulsão por falar em excesso também pode ser um patologia, conhecida como verbomania. É um distúrbio que faz com que as pessoas falem de forma incontrolável, mesmo quando ninguém está ouvindo ou interessado, o que as torna inoportunas.  Esta condição pode ser resultado de um transtorno psicológico subjacente, como a bipolaridade, esquizofrenia ou obsessividade compulsiva. Geralmente, quem fala em demasia é uma pessoa insegura, com baixa autoestima e nervosa. Acredita que se falar demais, parecerá mais interessante e sábia. Nesta perspectiva, o ato de falar muito e não ouvir denota uma grande preocupação em impressionar os outros. 
 
Quem é muito verbal costuma ter uma grande agitação interior, com pensamentos acelerados. Também pode apresentar um certo grau de narcisismo, na intenção de chamar atenção para si. O problema é que a dificuldade em controlar a fala pode atrapalhar a resolução de conflitos nas relações. É uma forma de preencher um vazio, buscando aprovação externa. O ideal seria desenvolver a arte de falar ou calar na hora certa. Saber escutar e se expressar de forma consciente é algo que deve ser aprendido, para que o excesso de palavras não interfira negativamente na vida pessoal ou profissional. Afinal, dependendo da duração da fala, as pessoas que ouvem podem ficar ficam cansadas, entediadas ou irritadas. O interessante é que quem fala demais não percebe a compulsividade. Às vezes até pede uma opinião ou pergunta algo e na ânsia de falar, acaba não deixando ninguém dizer nada, opina e ainda responde a própria pergunta. Como já foi mencionado, são indivíduos que precisam ser ouvidos e reconhecidos. Para lidar com eles, é bom que deixa-los se sentir seguros para se expressar, estabelecendo limites claros para a interação. Para saber se você está entre as pessoas que falam demais, procure fazer testes como, por exemplo, assim que acabar uma conversa, observar qual foi o percentual de tempo em que ficou falando. Se foi em torno de 70%, possivelmente você é uma pessoa que fala demais. Neste caso, procure falar em torno de 50% do tempo em uma conversa, para virar um diálogo saudável. Talvez seja interessante pedir opiniões de amigos, pedindo para alertarem quando estiver falando demais. Contudo, tem que se envolver em humildade e se preparar para  ouvir a verdade, porque se continuar a justificar os motivos que desencadearam a conversa excessiva, não vai adiantar nada. Como dizia o famoso escritor brasileiro Nelson Rodrigues : “A maioria das pessoas imagina que o mais importante no diálogo é a palavra. Engano: o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão”. 

DOIS EM CADA DEZ BRASILEIROS PRESENCIAM UM ASSÉDIO SEXUAL CONTRA A MULHER 

A pesquisa “International Women’s Day”
constatou que dois em cada dez brasileiros afirmam que presenciaram uma mulher ser assediada sexualmente no país no último ano, ou seja, em 2022. O número é acima da média mundial, que é de 14%. Com 32 nações participantes, o levantamento mostrou que o país com a pior porcentagem foi a Tailândia com 30% e o melhor foi o Japão com 4%. 36% dos brasileiros também afirmaram, conforme o estudo,  que presenciaram comentários sexistas dentro do seu ciclo de convívio ao longo do ano em questão, ficando também acima da média global, de 27%. O Chile lidera o ranking, com 45%. Já o Japão novamente é o último colocado, onde apenas 6% dos entrevistados afirmaram que presenciaram comentários sexistas. 

COMO EVITAR A HIPERTENSÃO 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão, que é a pressão alta, afeta cerca de 30% dos brasileiros. Nas mulheres, a prevalência aumenta significativamente após os 50 anos. Esta mudança está relacionada com a menopausa, quando ocorre queda do hormônio estrogênio. É uma doença silenciosa, cujos sinais sutis são : tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão. Na maioria dos casos, a doença não tem cura, mas pode ser controlada e nem sempre o tratamento é com o uso de medicamentos. Às vezes, basta aderir a um estilo de vida saudável. Alguns cuidados para evitá-la: 
Alimentar-se saudavelmente;
Manter o peso adequado;
Praticar atividade física regular;
Não abusar do sal;
Evitar alimentos gordurosos;
Não fumar;
Fazer exames periodicamente para detecta-la;
Não abusar do consumo de álcool;
Controlar o diabetes, se for o caso.

ALIMENTOS QUE DESINCHAM 


         Os alimentos diuréticos ajudam a diminuir aquele incômodo inchaço, que é a retenção de líquidos e de sódio no organismo. Podem derivar do excesso de consumo de sal, sedentarismo, alterações hormonais, doenças nos rins ou pelo uso de alguns medicamentos. Para desinchar, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em potássio, como banana e água de coco, com alto teor de água, como melão e pepino, ou com cafeína, como o chá verde e café. Beber bastante água é fundamental para ajudar a desinchar, pois aumenta a produção de urina. Os principais alimentos diuréticos, que também melhoram a saúde intestinal, combatendo a prisão de ventre e evitando que a barriga fique inchada, são: 
Bebidas com cafeína, como café, chá verde e chá preto;
Alguns chás, como chá de hibisco, salsinha e cavalinha;
Melancia;
Melão;
Abacaxi;
Limão;
Água de coco;
Pera;
Beterraba;
Pepino;
Cenoura;
Banana;
Uva;
Aspargo;
Abóbora;
Salsão (aipo);
Frutos vermelhos, como morango, mirtilo, amora e framboesa;
Vegetais verde escuros, como couve, rúcula e bertalha;
             Tomate;
              Pepino;
              Salsa;
              Hibisco. 



BOLO DE CANECA DE CHOCOLATE

 
Que tal preparar um bolo de caneca no microondas? Super fácil e gostoso, rende 4 porções e é feito em apenas trinta minutos. Ótima opção para as férias das crianças!!!

Ingredientes do bolo
2 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar

Ingredientes da calda 
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
1 colher (chá) de margarina
1 colher (sopa) de leite


Modo de preparo
Em uma tigela, misture com uma colher de pau os ovos, o açúcar, a manteiga e o leite. Adicione a farinha e o achocolatado peneirados e misture até homogeneizar. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa até a metade da capacidade de uma caneca de 250ml e leve ao forno micro-ondas, em temperatura média, por 3 minutos. Deixe descansar por 5 minutos. Misture todos os ingredientes da calda em uma tigela e leve ao microondas, em potência média, por 3 minutos. Despeje nas canecas e sirva, decorado com marshmallows, granulado, coco ralado ou com o que você quiser, que garanto que estará uma delícia !!

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Colunas

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua