Clouds26° / 27° C

COLUNA

Acrofobia: o terrível medo de altura

Publicado em: 11/04/2023 06:00

 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

Cerca de 2% a 5% da população mundial tem acrofobia, que é o medo de altura, sendo que o número de mulheres que sofre dessa fobia é o dobro do número de homens. Esse temor é comum, principalmente quando não há proteção no local. Contudo, a diferença é que quem possui acrofobia tem falta de ar e náuseas diante de um lugar alto. 
Assim como outras fobias, a causa normalmente é relacionada a traumas que ocorreram no passado. Entretanto, alguns estudos revelam que o transtorno é uma evolução natural dos mamíferos, que acabam relacionando a altura à queda e seus prejuízos.
Os sintomas costumam ser: 

náusea
ansiedade
dor de cabeça
tontura
boca seca 
vertigem
taquicardia
tensão e agitação muscular
ataques de pânico
sudorese;
falta de ar
No momento da crise, é comum a pessoa tentar sair do local se arrastando, abaixada ou ajoelhada, chorar ou até mesmo gritar, pois é um grande sofrimento para ela. A melhor forma de tratar é por meio de um processo terapêutico. O primeiro passo é entender a fobia, a razão da reação e observar se existem outros gatilhos. Uma interessante pesquisa realizada pelo departamento de neurociência e comportamento do Instituto de Psicologia da USP, constatou que uma das principais causas é a dificuldade de ter equilíbrio. Pessoas foram colocadas em uma plataforma, que balançava em velocidade média, a uma altura variada, enquanto jogavam vídeo game. A experiência serviu para entender como os voluntários se equilibravam, quando tinham a atenção voltada a outros fatores além do equilíbrio. O balanço da plataforma força o uso maior do sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, porque faz com que a pessoa perca as informações da superfície onde pisa, exigindo uma adaptação para que a função de equilíbrio não se altere. Já o jogo de vídeo game desestabiliza a atenção e a noção de tempo e de espaço. Após estes testes, verificou-se que as pessoas que tinham medo de altura tendiam a alterar outras funções vitais, como a visão, para buscar o equilíbrio e que todas elas tinham uma postura errada, mantendo o corpo em posição curva quando tentavam se equilibrar. Portanto, para quem tem acrofobia é bom verificar a questão do equilíbrio e da postura, fatores que podem ser determinantes na hora de perder o medo de altura.
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik
ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL 
No último dia 3 de abril foi criada a lei que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual, válido para a administração pública de todo o país, em níveis federal, estadual e municipal, incluindo companhias aprovadas que prestem serviços públicos, seja por meio de concessão ou qualquer outro modelo similar. A finalidade é prevenir e enfrentar casos de assédio sexual, por meio da capacitação de agentes públicos e criação de campanhas educativas.

Assim, a pessoa que tem conhecimento de caso de assédio sexual e demais crimes similares tem o deve de denunciar e colaborar com procedimentos administrativos. 
A lei já entrou em vigor, mas sua aplicação nas empresas privadas, que prestam serviço ao setor público, ocorrerá após a regulamentação pelo órgão responsável pela concessão ou autorização.
 (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal
VITÓRIA FEMININA
Quando se fala em pioneirismo feminino, não se pode esquecer da bela Monique Amorim, que é gerente de uma renomadíssima oficina de carros de luxo. Atualmente tem apenas 39 anos (embora pareça bem menos), sendo que aos 15 ingressou no mercado de trabalho através de um estágio na Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco. A partir daquele momento, ela teve uma enorme vontade de prosperar e fazer uma carreira diferenciada, com o intuito de dar uma condição de vida melhor para os pais. Assim, ela percebeu que para ascender profissionalmente precisava de muito esforço e dedicação, quebrando alguns paradigmas e enfrentando barreiras, que ela não tinha dúvidas que apareceriam no caminho. Procurou, então, sempre se dedicar a aprender cada vez mais para desenvolver suas habilidades. Durante o percurso, ela se especializou em gestão de pessoas, procurando sempre se atualizar em conteúdos que pudessem fortalecê-la não só como profissional, mas também como ser humano. Finalizando o estágio, trabalhou em empresas de comunicação e, em seguida, viu-se envolvida num universo quase que totalmente masculino, pois enveredou para o ramo automotivo. O início foi um desafio já que não tinha nem sequer ideia, como a maioria das mulheres, do que era um filtro de óleo. Hoje  gerencia uma equipe de pós-venda de uma famosa marca alemã de automóveis. Quando olha para trás, ela se orgulha da sua trajetória e comenta: “ É muito gratificante não só trabalhar com pessoas, mas principalmente por ter a possibilidade de contribuir e auxilia-las na manutenção dos veículos, principalmente o público feminino, que em sua maioria não tem tanto conhecimento na área. Nem sempre são situações agradáveis, mas com muito respeito, atenção e dedicação elas são transformadas em algo positivo, gerando bons relacionamentos e demonstrações de reconhecimento. Tudo isso se torna muito gratificante, quando percebo que posso ser útil na vida das pessoas. É o que torna o trabalho leve e me deixa feliz.” Monique é linda e totalmente empoderada. Bem sucedida, com modéstia aconselha: “Mesmo que surjam obstáculos em meio ao caminho, inevitavelmente se terá que enfrentar alguns preconceitos. Por isso, deve-se ter um preparo para continuar a caminhada, muitas vezes relevando e sabendo lidar com os conflitos, seja ele em qual âmbito for. Apenas sejam persistentes e se lembrem
sempre que somos mulheres fortes e podemos galgar voos muitos altos. Não deixem de batalhar por oportunidades boas, mesmo que aparentemente sejam pouco prováveis de alcançar. Coragem faz toda a diferença para se ter crescimento. Portanto sigam firmes na luta, provando a sua potência profissional e pessoa”. Sem dúvida, um ser que esbanja beleza em todos os sentidos e extrema eficiência e humanidade.
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

PRIORIDADE FEMININA NA OFERTA DE EMPREGOS 
Atenção!! Agora há uma lei que dá prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, na concessão de vagas de emprego intermediadas pelo Sine, Sistema Nacional de Emprego. Desta forma, 10% das vagas priorizarão mulheres nessa condição. Caso não haja preenchimento das vagas reservadas, por ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, as remanescentes poderão ser preenchidas pelas candidatas femininas e, se não houverem, pelo público em geral.
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

MODA BOLSAS OUTONO/INVERNO 2023
Eu adoro bolsas!!!! Se você também gosta, talvez lhe interesse saber quais são as tendências de estilos e modelos e, assim, aproveitar para compor looks bem lindos e na moda. 

. BOLSAS COM FECHO FRONTAL. Com snaps, fivelas e fechos de logotipo de metal. São clássicas, mais renovadas do que nunca.

. LOGOTIPOS. Na verdade, cá entre nós, monogramas nunca saem de moda, mas agora são bem trendy. 

. FLORES. Sugerem um visual romântico e delicado. 

. BOLSAS CURVILÍNEAS. O shape é mais arredondado e estruturado. 

. HOBOS. Elas são uma mistura de diversos estilos, inspirados no movimento hippie, com influência étnica, bohemian e romântica. As que incorporam franjas, por exemplo. 

. GEOMETRIA. Às vezes são tão artísticas, que parecem obras de arte. Muito clássicas.  

. ACOLCHOADAS. O shape é meio travesseirinho e as fashionistas adoram. 

. TRANÇAS E TRANÇADOS. Com um toque boêmio, remetendo a uma certa nostalgia dos anos 60, bem Boho chic.

. BUCKET. É a bolsa saco, super prática e versátil. 

. CORRENTES. A novidade são as cores diferentes, fugindo dos tons tradicionais dourado e prateado. 

. BOLSA DE FESTA. Cheia de brilhos, pérolas, pedrarias ou plumas. 

. PELINHOS. Quase parecendo um ursinho de pelúcia.

. MOCHILA CHIQUE. A versão em matelassê é jovial e descolada.

. SHOPPING BAG. Cada vez maior, é prática e atemporal. 

. MULTI-BAGS. Várias numa só. Bem interessante. 

. MICRO BAGS. São miniaturas das bem conhecidas.
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

DELEGACIAS DA MULHER  24 HORAS
As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher passaram a funcionar 24 horas por dia. O atendimento permanece em feriados e finais de semana. A nova lei que determina isso, também prevê que o Poder Público forneça acompanhamento psicológico e jurídico à mulher vítima de violência por meio das delegacias especializadas, Defensoria Pública, SUS e juizados especializados.

O atendimento às mulheres nas delegacias deve ser realizado em salas fechadas e, preferencialmente, por policiais do sexo feminino. A regra também vale para os municípios que não possuem delegacia especializada.
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

SORVETE DE MORANGO DIET E FITNESS
Pense numa gostosura fit, fácil de fazer, que traz a banana, cheia de potássio e ótima para os músculos, e o morango diurético e anti-inflamatório!! 

Ingredientes: 

4 bananas prata descascadas e congeladas
            24 morangos limpos e congelados 
            200ml de leite (de preferência sem lactose ou desnatado)
            3 colheres de sopa de adoçante 

Modo de preparo: 

Coloque no liquidificador as frutas congeladas, o leite e o adoçante. Bata até que se transforme em uma mistura uniforme. Coloque numa tigela e leve ao congelador.
Sirva com morangos fatiados, manjericão e uvas, que fica lindo e uma delícia !!

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Colunas

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua