° / °

Coluna

Diario Mulher

com Claudia Molinna

COLUNA

Mais um mal da modernidade: Síndrome da Fadiga Informativa

Publicado: 21/03/2023 às 06:00

/Foto: Divulgação

(Foto: Divulgação)

Estamos vivendo a era da informação. Graças à Internet, basta um rápido toque na tela do celular ou computador para as distâncias geográficas diminuirem, facilitando a troca de sabedoria entre as diferentes culturas e evoluções. Diante desse volume absurdo de informações, se não houver um filtro, o indivíduo pode ficar doente e desenvolver a Síndrome da Fadiga Informativa, gerando o que o físico espanhol, Alfons Cornella, chamou de “infoxicação”. O transtorno se caracteriza por insônia ou sonolência excessiva, estresse, tensão, ansiedade, perda de memória, necessidade de estar sempre conectado às mídias digitais, dificuldade de concentração, sentimento de incapacidade e depressão. Para amenizar os efeitos da infoxicação, deve-se estabelecer momentos para ficar longe dos aparelhos eletrônicos (smartphones, notebook, computador, tablets, TV e outros). Neste meio tempo, procurar fazer coisas que não envolvam tantos estímulos relacionados à informação, como fazer uma caminhada, curtir os amigos ou se dar o direito ao ócio, ou seja, não fazer nada, descansando o cérebro. Tem até um nome para isso: praticar o “nadismo”. Também se deve refletir sobre o uso consciente das mídias digitais, questionando se há ansiedade ou desconforto quando as pessoas falam sobre coisas desconhecidas. Saber qual a reação diante de conteúdos duvidosos ou se ajuda a dissemina-los. O intuito é absorver, reter e espalhar informações de forma saudável e consciente, para não adoecer nem a si nem aos outros. Enfim, é importante ter a tranquilidade e a humildade de que não precisa saber tudo.  Como disse o famoso cientista Albert Einstein: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Portanto, seja mais exigente quando se trata de se informar sobre o mundo. Às vezes, menos é mais para a saúde.

MODA OUTONO-INVERNO 2023

Vamos ver as tendências da moda outono inverno 2023, que está chegando com tudo ao focar na sustentabilidade, principalmente quando se trata de tecidos sustentáveis. O que não poderá faltar no seu guarda-roupa: 
Couro
Xadrez
Moletom
Folhas
Brilho
Cores sóbrias
Oncinha
Tecido jeans
Casacos longos
Cores clássicas: Preto, Cinza, Off White, Nude, Bege e Marrom
Cores diferentes: Cobre, Laranja, Vermelho, Lilás e Rosa escuro


Milena Bassani Santana Pierri é sócia fundadora de um importante escritório de advocacia, especializado em Direito da Saúde. Fundou a Escola de Direito da Saúde e é especialista em Direito Médico e pós-graduanda em Bioética. Presidente da Comissão Nacional de Direito da Saúde da ABA, Associação Brasileira de Advogados, e da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/PE - Subseção de Jaboatão dos Guararapes, também é 
delegada da ESA-PE na Subseção de Jaboatão dos Guararapes e coordenadora do MBA em Direito Médico e da Saúde da OAB/OLINDA. 
Membro do Comitê de Bioética da WMA -  World Medical Association e 
professora de pós-graduação em Direito Médico e da Saúde, escreveu importantes livros como co-autora: 
“Entre o Tripalium e a Revolução 4.0: Saúde e Segurança no Trabalho”, 
“Violências: dos Antigos Hábitos às Novas Formas”, “Direito Médico Preventivo para Profissionais de Saúde” e, ainda, coordenou a obra
“Reprodução Assistida: a Relação entre Direito e Medicina”. É notória sua preocupação com temas bioéticos, que versam sobre questões relacionadas ao tratamento ético da vida animal, sem esquecer que nós, seres humanos, também nos incluímos no conceito de vida animal. Uma profissional experiente e à frente do seu tempo, que procura fazer sua parte para tornar o planeta um melhor lugar para se viver.

MARÇO LILÁS E CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer. A campanha alerta também sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
Por isso, durante todo este mês, mulheres são incentivadas a manter a frequência de idas ao ginecologista e a fazer exames preventivos, como o papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero. Também conhecido como câncer cervical é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano.
Nem sempre é fácil identificar a doença, pois em alguns casos o desenvolvimento dela é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Assim, é muito importante  observar os seguintes sintomas: 
• Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
• Sangramento vaginal;
• Sangramento após relação sexual;
• Secreções vaginais anormais;
• Menstruação irregular;
• Fadiga;
• Perda de peso sem motivo aparente;
• Náuseas.
Para prevenir, é preciso investir no exame preventivo papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero, que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos, devendo ser feito por todas as mulheres a partir dos 25 anos, que possuem vida sexual ativa, em intervalos de três anos. Quando a mulher possui fatores de risco para a doença, pode ser solicitado uma frequência menor entre um exame e outro. Além dos exames, a pessoa também pode se prevenir recebendo a vacina contra o vírus HPV. Contudo, a vacina não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de HPV. O uso de preservativos também deve ser uma medida contra esse tipo de vírus, prevenindo também outras doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são grandes. Na maioria dos casos, os sintomas surgem apenas quando o câncer se encontra em um estágio mais avançado, por isso que a prevenção é tão importante.

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NA TV 

Recente, os participantes de um famoso reality foram expulsos do programa, após a Delegacia de Atendimento à Mulher abrir um inquérito para investigar a importunação sexual ocorrida, através de toques inapropriados, “mãos bobas” e beijos sem consentimento, os ditos “beijos roubados”. Imagens das câmeras mostraram dois homens insistindo em ter contato físico com uma participante, durante uma festa.
Em determinado momento, um deles passa a mão nas costas da participante e as desliza para baixo, encostando em suas nádegas, sem o consentimento dela. Ela tirou as mãos dele em um evidente sinal de reprovação. Em outro momento, o outro homem deita na cama dela e tenta beijá-la, cobre os dois com o cobertor, segurando o corpo dela.
A importunação sexual é caracterizada pela prática de ato libidinoso contra a vontade do outro. Assim, passar a mão, beijar sem consentimento ou qualquer ato sexual diferente da penetração, atos de masturbação ou ejaculação em público e sem o consentimento da vítima configuram importunação. Segundo o Código Penal, quem praticar o crime de importunação sexual pode ficar de um a cinco anos na prisão.

VITAMINAS PARA QUEDA DE CABELO 

Existe um ciclo ciclo natural de queda de cabelo, em que os fios nascem, crescem, estabilizam, caem e se renovam. Contudo, a perda excessiva pode ser um indicativo de que os fios precisam de vitaminas para ganhar resistência. O processo de queda, dentro de um limite aceitável, gira em torno de 60 a 100 fios de cabelo por dia. As principais causas da queda são: 
. Genética,  especialmente nos homens
. Estresse e ansiedade, que desequilibram o hormônio cortisol
. Medicamentos como antidepressivos, anticoagulantes ou para hipertensão, que podem causar efeitos colaterais e colaborar para que os cabelos caiam em maior quantidade.
. Menopausa ou andropausa, que potencializam a alteração hormonal, provocando a queda de cabelo em excesso.
. Hipotireoidismo, que provoca a produção deficiente de hormônios importantes nas funções metabólicas e de crescimento dos fios de cabelo.
. Pós-parto, pois logo após ele, os níveis de hormônios como estrógeno, progesterona, HCG, ocitocina e prolactina caem, o que pode tornar os cabelos mais fracos e quebradiços. 
.Fungos que podem produzir a descamação, desestabilizando a estrutura dos fios. É mais comum surgirem quando o sistema imunológico está desprotegido. 
. Anemia, cuja ausência de ferro no organismo enfraquece os fios. 
. Uso de produtos químicos, como alisantes, formol e tinturas, que enfraquecem o cabelo. 
. Alopécia areata que é uma condição desencadeada por questões genéticas ou doenças autoimunes, como vitiligo e lúpus. 
       Estas são as melhores vitaminas para fortalecer os fios: 
1. Vitamina A, que possui função antioxidante, contribuindo para a produção de queratina e colágenos, primordiais na composição dos fios.
2. Vitaminas do complexo B, como biotina, riboflavina, B3, B5, B12, ácido fólico,que compõem o complexo B, ajudando o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios.
3. Vitamina C, com ação antioxidante, contribuindo para a produção de queratina e colágeno. 
4. Ácido fólico, importante para a renovação celular. 
5. Vitamina E, que age na proteção das células contra os radicais livres, evitando o envelhecimento.
6. Vitamina D, que é antioxidante e anti-anti-inflamatória.
7. Ferro, que é o mineral responsável pela produção da hemoglobina, que tem a missão de transportar o oxigênio pelas células vermelhas do sangue até chegar aos tecidos.
8. Zinco, que é eficaz no combate à queda de cabelo, ao fortalecê-lo. 
9. Selênio, que é antioxidante e evita o envelhecimento das células. 
10. Ômega 3 e ômega 6, que fortalecem e hidratam os fios. 
       Alguns alimentos que possuem estas vitaminas: ovo, salmão, folhas verde-escuras, morango, cenoura, frutas vermelhas, frutas cítricas, feijão, soja, leite, brócolis, aveia e castanha-do-pará. 

PRIMEIRO VOTO FEMININO EM PERNAMBUCO

Em 1933, nasceu Martha de Hollanda Albuquerque, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Ela foi a primeira mulher a exercer o direito de voto no estado. Aos 28 anos, ela fundou a Cruzada Feminista Brasileira e usou a Rádio Clube como estratégia para disseminar a ideia da necessidade do voto feminino. O casamento dela com o poeta José Teixeira de Albuquerque na Igreja Matriz da cidade deu o que falar. Ela usou um vestido curto sem mangas, enfeitado com detalhes em paetês. Como uma espécie de provocação, resolveu passear pelas ruas da cidade em carro sem capota, para mostrar o modelo que vestia antes da cerimônia, escandalizando a sociedade. Entrou na igreja segurando um buquê com armação de arame e gaze, todo iluminado por uma pilha escondida sob o arranjo. Florisvaldo, uma criança, era o pajem e levava as alianças. Estava quase nu, representando um cupido. Foi um evento deveras marcante. Entretanto, a maior ousadia de Martha foi lutar pelos direitos feministas, conseguindo, por medida judicial, o direito ao voto. Segundo o Jornal O Pequeno, Martha de Hollanda foi à Rádio Clube em três momentos. No primeiro, ela falou em tom nacionalista, convocando as mulheres a lutarem pelo direito ao voto e em favor do bem-estar do Brasil. No segundo momento, apelou para o sentimento feminino,
em prol da arrecadação de mantimentos para as viúvas dos mortos no conflito de Campo Grande, provavelmente fruto dos levantes civis oriundos da Revolução de 1930. Por ultimo, a feminista foi à radio reafirmar as concepções e as demandas da Cruzada. Uma mulher que, definitivamente, fez diferença no mundo feminino. 

COMO FAZER IOGURTE CASEIRO 

O iogurte é uma opção de lanche ou café da manhã. Nutritivo e proteico, contém probióticos, auxiliando na saúde intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo a osteoporose. Fácil de fazer em casa. Confira: 

Ingredientes
 
.1 litro de leite
. 1 pote de iogurte natural 

Modo de preparo

Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta) por 15 minutos. Depois desligue o forno e deixe a porta fechada para manter o calor.
Enquanto o forno aquece, coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Não deixe ferver, mas desligue assim que formar uma espuma. No termômetro culinário, o leite deve atingir 90 ºC.
Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro, pois quanto mais calor o recipiente retiver, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.
Espere o leite amornar, mexendo de vez em quando. Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite. Você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é  45 ºC. Esse é ponto chave da receita: se o leite estiver muito quente, mata os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; se estiver muito frio, não estimula o crescimento e atividade dos micro-organismos.
Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.
Tampe a tigela e embrulhe num pano grosso ou cobertor – a ideia é manter o leite aquecido. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente). 
Depois de pronto, leve a tigela com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Consuma puro, com mel, frutas, cereais ou sementes. Com geleia sem açúcar fica uma delícia e totalmente saudável !!!
Mais de Diario Mulher