COLUNA
Como identificar um psicopata
Por: Claudia Molinna
Publicado em: 20/12/2022 08:44
![]() | |
Foto: Freepik / Divulgação |
A psicopatia é difícil de detectar ou diagnosticar. Muitas vezes o
psicopata parece normal, chegando até a ser encantador. Contudo, a falta de consciência e empatia o leva a ser inescrupuloso, podendo até cometer crimes. Algumas características:
. Desrespeito pelas leis e costumes sociais
. Desrespeito pelos direitos dos outros
. Falta de remorso ou culpa
. Tendência a um comportamento violento
. Incapacidade para firmar vínculos emocionais
. Falta de empatia
Os psicopatas não têm empatia, mas fingem bem que a têm. São personalidades sedutoras e manipuladoras, que conseguem
conquistar facilmente a confiança das pessoas. A artimanha que usam é imitar as emoções, já que não conseguem senti-las. Os psicopatas são muitas vezes bem educados, mantêm empregos estáveis, têm relacionamentos de longo prazo e constituem famílias, sem que alguém suspeite da verdadeira natureza que possuem. São bons de lábia e ótimos marqueteiros pessoais. Bajulam as vítimas e contam histórias bem articuladas. São excelentes atores, dignos de ganharem um Oscar. O ego é muito inflado e se acham as pessoas mais importantes e inteligentes do mundo. Seguros de si, são muito dominadores, amando ter poder sobre as pessoas. Mentirosos patológicos, têm orgulho do poder de enganar os outros. Não têm escrúpulos e adoram adrenalina, pois odeiam monotonia. Aventuram-se, muitas vezes, em perigosos rachas, no mundo das drogas ou nos crimes. Reagem desproporcionalmente a insultos ou ameaças. Também não aguentam frustrações. Contudo, embora a reação seja violenta, é fugaz, passando rapidamente, pois não guardam rancor. Embora sejam racionais, não pesam os prós e contras antes de agir. Agem com bastante impulsividade, mas calculando cada passo. O comportamento é totalmente antissocial, já que as regras da sociedade não fazem nenhum sentido para o psicopata, pois são incapazes de sentir culpa. Para eles, a culpa é apenas uma ferramenta útil para controlar as pessoas. Os sentimentos são superficiais, pois não sentem amor, embora possam sentir tesão. Se perderem uma pessoa, a frustração é por terem perdido uma fonte de favores. Não sendo empático, os outros só são objetos do próprio prazer.
Os indícios da psicopatia aparecem cedo, quando a criança pratica maldades contra bichinhos ou pessoas, ameaçando até mesmo matar um dos pais. Para identificar, existe a escala de Robert Hare, que é um checklist de verificação para psicopatia. Um clínico entrevista um potencial psicopata e o classifica em 20 critérios, como “comportamento sexual promíscuo” ou “impulsividade”. Em cada critério, o sujeito é classificado em uma escala de 3 pontos: (0 = item não se aplica, 1 = item se aplica um pouco, 2 = item definitivamente se aplica). As pontuações são somadas para criar uma classificação de zero a 40. Qualquer um que obtém 30 pontos ou mais é provavelmente um psicopata. O tratamento pode ser desenvolvido com a internação, quando o indivíduo não tem condições de ficar em liberdade, ou de forma ambulatorial, com medicação e psicoterapia, quando ele não apresenta, pelo menos visivelmente, riscos as demais pessoas ao seu redor.
![]() | |
Foto: Divulgação |
LIDERANÇA COM SOFISTICAÇÃO
Rosejara Ramos chama atenção pela elegância e beleza. Pense numa mulher bonita, que não passa desapercebida, destilando sofisticação. Culta, é mestra em Educação, pedagoga e filósofa, especialista em Gestão Escolar. Conceituada Life Coach, com foco no bem estar, progresso e evolução na vida dos clientes, é também expert em liderança. As empresas a requisitam para aliar as expectativas de crescimento e desenvolvimento do time, com os ótimos resultados que almejam. Portanto, ela arrasa em todos os sentidos e tem um conceito interessante sobre o mundo feminino. Diz que partindo da concepção da intelectual Simone de Beauvoir, que “não nascemos mulher, tornamo-nos”, acha que ser mulher é participar de um movimento no qual aprendemos com o que vivemos, construindo nossa identidade, desenvolvendo nossas subjetividades, mesmo com as dificuldades de nos posicionar na primeira colocação, lutando incansavelmente para sermos protagonistas da própria vida. É muito mais do que simplesmente nascer dentro de um gênero humano, é potencializar todas as capacidades da mulher ser plena, liberta e transformadora.
Ela tem um conselho que recebeu da mãe e guarda como filosofia de vida: “Seja você. Em qualquer circunstância, seja você. Cada uma de nós é única e, por assim ser, não é interessante sermos cópias. A beleza e a sutileza do ser estar em si mesma. Então seja.” Para 2023, este belo e inteligente ser humano cita um trecho de uma música de Oswaldo Montenegro:
“Se joga na primeira ousadia%u2028Que tá pra nascer o dia do futuro que te adora%u2028E bota o microfone na lapela%u2028Olha pra vida e diz pra ela:
Eu quero ser feliz
agora”
Recado dado, vamos nos jogar na felicidade!!
![]() | |
Foto: Freepik / Divulgação |
MODA PARA O NATAL
Esta chegando o Natal!! Já preparou seu look natalino? Nã ? Então vou ajudar com algumas dicas, para você comemorar só ou acompanhada, mas sempre em grande estilo:
. As cores são bem importantes, porque marcam a data de forma linda e genuína. Na dúvida, coloque o clássico vermelho. Eu procuro logo o que tenho nesta cor no armário. Mas tem também o verde-bandeira, que bombou neste ano e é uma nuance bem acolhedora. Pode optar também pelo elegante dourado, que combina bem com a festividade e ainda oferece um ar sofisticado.
. Se for passar em casa, combine uma calça, saia ou short com uma blusa bonita. Ela pode ser brilhante ou de paetês, que estão hiper na moda. Coloque um par de brincos lindíssimo e você estará prontinha. Nos pés, tamancos que são a atual trendy ou sandálias de salto quadrado baixo, sempre confortáveis e charmosas.
. Se a festa é mais formal, sugiro usar um vestido, longo ou curto, bem elegante. Pode ser um visual monocromático, ou seja, de uma cor só. Calça de alfaiataria com uma camisa fina ou um macacão, acompanhados de acessórios lindos: anéis, pulseiras, colares e brincos, dê preferência dourados. Nos pés, scarpins. Tons neutros sempre ficam chiques, mas os prateados ou dourados em sandálias também ficam show!!
. Se a festa for tradicional é bom investir em vestidos descontraídos com ar arrumado. Uma combinação de saia com blusa ou um cropped com pantalona. Calce sandálias de salto quadrado baixa com detalhes. O off-white é uma ótima opção.
. Se a festa é bem descolada, o look tem que ser original. Aposte na combinação entre cores tradicionais e estampas modernas. A diferença pode ser nas sandálias meia-pata, com tiras e em cores fortes, super trendy.
. Se o Natal é no litoral, a roupa tem que ser levinha como vestidos longos mais casuais, saias, pantalonas ou shorts de tecido fluido. O sapato deve ser confortável e com solado estável. Assim, os mais baixos podem ser a melhor opção. Salto quadrado baixo, tamancos e modelos puff shoes (aqueles com tiras fofas) são perfeitos!!
![]() | |
Foto: Divulgação |
ELE PREGA O DIÁLOGO
Convidei diversas vezes o psicólogo clínico Flávio Henrique para meu programa de rádio, para falar sobre temas diversos. Com desenvoltura e sabedoria, dissecava os dramas humanos com muita clareza e carisma. Sua abordagem fenomenológica existencial é direcionada tanto para adolescentes, como para adultos e idosos. Suas posições são fortes e coerentes. Por exemplo, crê que a violência contra a mulher
traz a ideia que o ser humano perdeu a capacidade de dialogar. Afinal, o diálogo precisa de duas partes: o receptor e o falante. Juntos, eles constroem e modificam o seu meio. Isso quer dizer que todos possuem direito a construção e mudanças, independente de gênero. Assim, a violência contra a mulher é uma forma de calar e não aceitar a fala. Não dar voz a mulher demonstra uma capacidade intelectual de uma sociedade que não aprende a escutar, narcisista, opressora, preconceituosa e obsessiva em se manter como “dono da liberdade e da vida da mulher”. Dr. Flávio acha que devemos estar junto com as mulheres, brigando pelo direito delas e pelo estar em todos os meios da vida social, política, econômica, intelectual. Ele afirma:, “ A voz e o corpo da mulher devem estar onde ela quiser! Ela não deve ser calada e toda forma de violência deve ser combatida com justiça”. E manda um recado para os homens: “Façam terapia, busquem o equilíbrio e dialoguem com sua existência. Defendam causas que busquem a liberdade da mulher, em falar e se posicionar. Não precisam ser os mais inteligentes, nem os mais brabos, apenas dialoguem com o coração e se posicionem no amor.” Falou e disse o psicólogo que entende de sensibilidades.
![]() | |
Foto: Divulgação |
DOE BRINQUEDOS PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Você sabia que muitas mulheres, vítimas de violência, chegam às delegacias acompanhadas de seus filhos? Pois é, como a maioria não tem com quem deixar os filhos, elas precisam levá-los na hora de pedir ajuda. Por isso, a delegacia da Mulher possui um espaço exclusivo para os pequenos, a brinquedoteca. Em parceria com a OAB-PE, o Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Recife, está arrecadando brinquedos novos ou em bom estado de conservação, para renovar o acervo. Quem puder doar, poderá entregar na própria sede da OAB, na Rua do Imperador, 346, no bairro de Santo Antônio. As doações podem ser feitas até o dia 28 de dezembro.
![]() | |
Foto: Freepik / Divulgação |
PANETONE DE LIQUIDIFICADOR
Uma das coisa que mais gosto no Natal é o panetone. Tenho certeza que muita gente gosta também. Por isso, separei esta receita bem fácil para você fazer e arrasar na sua festinha, com algo delicioso feitinho por você:
Ingredientes:
Farinha de trigo : 5 xícaras (chá)
Fermento biológico em pó :,1 envelope
Ovo : 3 unidades
Suco de Laranja : 3/4 xícara (chá)
Leite : 1/2 xícara (chá)
Margarina: 1/2 xícara (chá)
Açúcar : 2 xícaras (chá)
Essência de panettone : 1 colher (sobremesa)
Frutas cristalizadas:, 1 xícara (chá)
Uva Passa : 1/2 xícara (chá)
Modo de preparo:
1. Em uma tigela, peneire a farinha, misture com o fermento e reserve.
2. Bata no liquidificador os ovos, o suco de laranja, o leite, a margarina e o açúcar.
3. Despeje em uma tigela, misture a farinha reservada, aos poucos, mexendo sempre.
4. Adicione a essência de panetone e mexa com uma colher.
5. Enfarinhe as frutas cristalizadas e a uva-passa, adicione à massa e misture.
6. Distribua em 3 fôrmas próprias para panetone untadas e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.
7. Leve ao forno quente (200°C), pré aquecido, e deixe assar por 35 minutos ou até dourar.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais Colunas
Mais lidas
ÚLTIMAS