Clouds25° / 28° C

SINDROME

Síndrome do Pânico: A dolorosa sensação de morte iminente

Publicado em: 01/10/2022 10:36 | Atualizado em: 01/10/2022 12:04

 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
De repente, o coração dispara e ocorre uma tremenda falta de ar, acompanhada de uma sensação de que chegou a hora de morrer. É assim que a pessoa se sente durante a crise de pânico, que dura de 20 a 30 minutos, mas deixa a pessoa com pavor de que aconteça novamente, sentindo-se ameaçada o tempo todo, sem que ela possa prevenir. Segundo pesquisas americanas que constam no portal do Senado Federal Brasileiro, o Transtorno do Pânico atinge pessoas de todas as idades, sendo que em 71% dos casos ocorre em mulheres.
 
As pessoas ficam atormentadas pela expectativa de que uma outra crise aterrorizante possa ocorrer repentinamente, deixando-as totalmente indefesas ou vulneráveis. Não se sabe exatamente o que causa o distúrbio, mas, no caso feminino, considera-se a possibilidade de ser uma influência hormonal, já que a maior parte dos casos se desenvolve no período fértil.
 
O ataque de pânico parece muito com o ataque cardíaco, pois ambos  provocam dor no peito, faltar de ar, náuseas, taquicardia e sudorese. A diferença é que no cardíaco, a pessoa geralmente sente uma dor opressiva na região do tórax, que pode irradiar para mandíbula, ombros ou braços (mais frequentemente, do lado esquerdo), além de ardor no peito que pode ser confundido com azia. Para diminuir a ocorrência ou tempo de duração é bom controlar a respiração, pois durante o ataque ela fica mais curta e se respirar mais rápido pode causar hiperventilação e, por consequência, tontura.
 
Na verdade, o indivíduo apenas tem a sensação de que não está conseguindo respirar, mas está sim. Tem, então, que racionalizar sobre a crise, convencendo-se que ela vai passar, que está respirando com certeza. Se puder, na hora é ótimo lançar mão de um ansiolítico ou alguma técnica para relaxar e se acalmar.
 
O tratamento é feito com fármacos e psicoterapia, podendo  durar  de seis meses a um ano. Recomenda-se evitar cafeína, fumo e álcool, pois isso ajuda no alívio do medo e da ansiedade. Praticar ioga e técnicas de relaxamento também costuma inibir o transtorno. E atenção: ondas de calor, palpitação e falta de ar, comuns na menopausa, podem ser confundidas com a síndrome do pânico. Melhor sempre procurar um médico para tirar a dúvida e tratar adequadamente.
 
ROUPAS QUE REJUVENESCEM
 
Alguns truques para você parecer mais jovial, sem querer ser menininha:
. Evite decotes muito profundos (prefixo em V), roupas muito justas ou maquiagem pesada.
. Mostre seu corpo na medida certa, ou seja, use roupas do seu tamanho. Escondê-lo atrás de roupas que ficam enormes em você, só vai envelhecer.
. Evite usar um look todo preto ou com cores escuras, porque pode deixar a pele pálida. Caso opte por usar, combine com acessórios e sapatos que destaquem.
. Escolha bem os seus óculos, pois a primeira coisa que as pessoas irão olhar é para seu rosto. Pergunte aos outros se a armação lhe rejuvenesce.
. Use os acessórios com moderação. Muitas pulseiras, colares e anéis chamativos também envelhecem.
. Escolha o sutiã certo, pois se ele for do tamanho errado, grande por exemplo, deixando seus seios mais baixos, vai parecer que são flácidos.
. Use cores vibrantes e alegres. Vermelho, amarelo ovo, laranja ou a cor da moda podem dar um up jovem no visual.
. Use jeans com lavagem moderna, deixando as calças formais de lado, como a de alfaiataria, que passam muita seriedade.
. Encurte a saia, colocando acima dos joelhos. Se as pernas não estiverem muito legais, aposte em meias-calças. As pretas ou fumês (fio 15 ou 20) são lindas!
. Acompanhe as tendências e coloque, ao menos, um item fashion. Ficar na modinha traz um ar jovem ao seu visual.
. Use jaqueta de couro no inverno, que traz juventude instantânea. Coloque, por exemplo, sobre uma roupa básica, que vira um estilo rocker bem jovial. Pode ser também jeans. Fica show!
 
 (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal
 
  
UMA JUÍZA ÍMPAR
 
A juíza dra. Ana Claudia Brandão é uma das nossas maiores expressões no campo jurídico pernambucano. Pesquisadora na área de Direito Civil, Biodireito e Bioética, é pós-doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha. Foi Procuradora Federal e Procuradora do Estado de Pernambuco. Atuou como Juíza Corregedora Auxiliar do Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde também foi Assessora Especial da Presidência. Atualmente, é juíza do projeto piloto do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, sobre justiça 4.0 da vara da saúde da infância e juventude. Escreveu livros de grande importância para a ciência: "Reprodução Humana Assistida e suas Consequências nas Relações de Família: A Filiação e a Origem Genética sob a Perspectiva da Repersonalização” e "Filhos para Cura: o Bebê Medicamento como Sujeito de Direito”.
Mãe de Maria Fernanda, 15 anos, e de Luciano, 11 anos, ela ama flores e ensina que as ações dizem mais que palavras, que somos o que fazemos. Recente ela entrou para a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas, cadeira de n. 49, consolidando ainda mais sua brilhante carreira, que deixa frutos científicos de alta relevância para a sociedade. Aplausos de pé para essa pessoa tão bela, proativa, culta e inteligente!
 
 
 (Foto: Freepik)
Foto: Freepik
 
 
FIBROMIALGIA ATINGE MAIS AS MULHERES
 
A fibromialgia são dores que começam numa parte específica do corpo e se espalham por ele, acompanhadas de fadiga, fraqueza muscular generalizada, alterações no sono, na memória e no humor, como depressão e ansiedade. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, afeta 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidade ou condição socioeconômica, sendo mais comum em mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos de idade.
Não tem cura, mas com tratamento adequado com um reumatologista é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As causas ainda não estão bem esclarecidas, mas a principal hipótese é que os pacientes apresentam uma percepção da alteração na sensação de dor. Outros contraem a patologia após uma dor localizada mal tratada, um trauma físico ou uma doença grave. Muitas vezes os surtos repentinos tornam a prevenção pouco precisa. Contudo, pequenas atitudes podem reduzir as chances de que se desenvolva, como: meditação, alimentação saudável e  prática de exercícios físicos (na realidade, estas três medidas são sempre maravilhosas para a saúde em geral).
 
 (Foto: Freepik
 )
Foto: Freepik
 
  
20 TRUQUES PARA UMA BELA MAQUIAGEM
 
1. Sempre limpe e hidrate bem a pele antes de começar, pois realmente faz diferença. 2. Use uma bruma antes e depois da maquiagem. Fica incrível! A pele fica luminosa e fecha os poros. Adoro!
3. Use sombras de tons claros e brilhantes para aumentar as pálpebras.
4. Para diminuir o tamanho do nariz, passe sombra marrom na pontinha dele.
5. Para esconder as imperfeições, use um corretivo mais claro que o da sua pele.
6. Passe base ou pó nos lábios para fixar melhor o batom.
7. Prefira pó facial solto ao invés de compacto, porque ele é mais suave.
8. Após passar a base e o pó facial, elimine o excesso com um chumaço de algodão seco, dando leves batidinhas.
9. Para alongar os cílios, use primeiro a máscara incolor para uniformizar, depois coloque máscara preta, passando esta última três vezes. Ficam enormes!
10. Para esconder as sardas, use pó facial ao invés de base.
11. Aumente os lábios usando contorno mais escuro que o batom. Utilize também gloss e brilhos.
12. Passe sombra marrom para esconder a papada ou testa larga.
13. Para quem tem olhos pretos, batons em tons de laranja fechados, vermelho-amarronzado ou marrom.
14. Para que tem olhos azuis, batons nude ou rosa para o dia. Para a noite, tons de vermelho quente
15. Para lábios grossos, batom/gloss rosado e pêssego.
16. Para aumentar o tamanho dos olhos, marque o côncavo levemente, acima do lugar onde ele realmente é.
17. Para disfarçar olhos caídos, aplique sombras escuras rente à raiz dos cílios, dando ênfase no canto externo dos olhos.
18. Errou na maquiagem? Molhe um cotonete com a saliva e tire a mancha. Sai tudo.
19. Sombra ou corretivo embaixo da sobrancelha deixa o olhar luminoso.
20. Coloque bastante rímel no fim dos cílios, puxando para o lado, para deixar o olho mais amendoado.

 (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal
 
 
A BELA SENSATEZ EM PESSOA
 
A delegada de polícia pernambucana, chefe da Unidade de Operação e Planejamento de Eventos da Polícia Civil, UNICEV, dra. Martha Virgínia Monteiro, é uma das pessoas mais sensatas que conheço. Equilibrada, ela ensina que determinação e fé são as palavras chaves para alcançarmos os nossos sonhos. Às suas filhas Arícia, de 30 anos, advogada, e Dara com 21 anos, estudando História na Unicamp, São Paulo, ensina que temos que partir do princípio que todos somos filhos de Deus, devendo abraçar toda oportunidade que Ele nos oferece, por menor que seja, para que tudo dê certo em nossa vida. Vamos, então, ver o que esta pessoa que tanto nos inspira a ser centrados, que é apaixonada por cachorrinhos, tem como preferências:

. Filme que indica: “Uma Advogada Extraordinária” (filme coreano)
. Perfume que gosta de usar: Ange ou Démon Le Secret, de Givenchy.
. Comida predileta:Calderada
. Bebida preferida: Suco de cajá
. Música favorita: anos 80
. Livro de cabeceira: Livro dos Provérbios da Biblia (Chico Xavier)
. Maior qualidade: Perseverança
. Um defeito: Perfeccionista demais
. O que mais aprecia nos amigos? Lealdade e humildade
. O que mais lhe irrita? Ignorância
. O que é felicidade? É a vida
. Paisagem mais linda que já viu: a natureza é sempre a mais linda
. Maior desejo: que as minhas filhas sigam o caminho do bem
. Um lema: A vida é bela
. O que gosta de fazer no tempo livre? Cuidar da terra, plantação e ficar com meus serumaninhos (Pets)
. Um desejo: Fazer o Caminho de Santiago de Compostela
. Um conselho: Seja determinado e tenha fé no caminho da sua vida
. Uma paixão: Minha família, inclusive os meus serumaninhos (Pets)
. O que é sucesso? É você ser feliz no que faz
. O que é ser leve? Ser suave nas mais diversas reações contrárias
. O que é ser mulher? É ser companheira, charmosa, elegante, determinada, humilde e ter garra, muita garra.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais Colunas

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua