Coluna

/

Já parou para pensar sobre a razão dos seus relacionamentos não darem certo? Quando a pessoa erra várias vezes em algo, talvez seja porque ela está fazendo alguma coisa de forma inocente ou inconsciente, porém equivocada. Neste caso, observe:
- . Se sua escolha é baseada em atração, ao invés de ser por admiração. Não tem nada de errado em você se sentir atraída por alguém. Contudo, um relacionamento baseado apenas na atração é superficial. Com o tempo ele vai acabando, pois deixa de ser novidade. Quando o alicerce é a admiração, a tendência é durar, pois a profundidade está na valorização de qualidades que não se esvaem, como a inteligência, gentileza ou cumplicidade. Como diz o ditado: beleza não põe mesa.
- . Se você sabe discutir a relação. O diálogo saudável, em que os dois se escutam e tentam chegar a um consenso de vontades, é o principal ingrediente de uma relação gostosa, pacífica e duradoura. Se você só sabe acusar o outro e fica na defensiva quando é criticada, como vocês vão se conectar verdadeiramente? Se você não abre espaço para o outro expor o que não está gostando, então se prepare para briga, porque um dia essa pessoa não vai aguentar e irá explodir.
- . Se você não fala sobre seus sentimentos, com medo de machucar o outro. Isto é péssimo, porque gera mágoas e ressentimentos que vão se acumulando, não dando chance para a reparação. Não relatar situações incômodas vira uma “bola de neve”, que um dia pode esmagar a relação. Converse, com jeitinho, mas diga o que não lhe faz bem e sugira a solução, com carinho e maturidade.
- . Se você é indiferente em relação ao que o outro sente, pensa ou como anda a vida. Na verdade, você só cuida de si e deixa de conhecer o outro. Resultado, ao enviar, de maneira sútil, mensagens como “não me importo com você”, o outro pode se ressentir e cobrar atenção, gerando brigas desnecessárias, ou então, fará o mesmo. Assim, em vez de serem um casal, viram coleguinhas, vivendo um relacionamento de fachada. Na pandemia, quem vivia assim e teve que conviver com o parceiro não aguentou e se separou. Por isso que é bom se importar com o outro, pois assim se desenvolve uma amizade regada de amor, elo que sustenta um relacionamento verdadeiro e duradouro.

VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA AS MULHERES
As próximas eleições serão as primeiras no Brasil após entrar em vigor a Lei nº 14.192, que combate a violência política contra a mulher. Assim, temos como novidade a proibição de propaganda eleitoral, que deprecie a condição da mulher ou estimule a sua discriminação. Também teremos a obrigatoriedade, nos debates, do respeito à proporção de no mínimo 30% e no máximo 70% de participantes de cada gênero. A lei estabelece que violência política contra a mulher é “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos das mulheres”, além de atos que levem à “distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo, ou exercício de seus direitos e suas liberdades políticas fundamentais, em virtude do sexo”. Portanto, é crime “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

MUITA FORÇA NUMA SÓ MULHER
A mulher heroína de hoje é a incrível Libânia Mendonça, que trabalha de domingo a domingo, às vezes até quatorze horas por dia, é linda e ainda dá conta do filho de 15 anos, portador de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador). Instrumentadora cirúrgica há 17 anos, acompanha equipes de queimaduras e feridas, cirurgia plástica e ortopedia, sendo muito querida por todos, devido a sua eficiência e “espirituosidade”. Dona de um humor refinado, ela conduz a vida de uma forma intensa e leve, acreditando que as dificuldades só a fortalecem. Libânia é “pãe”, pai e mãe ao mesmo tempo, de Marcelo Henrique, um jovem adorável, razão de todo seu empenho e força de vontade para trabalhar e estudar (nos intervalos de tanto esforço, ela ainda encontra tempo para cursar Jornalismo). Costuma dizer que só se vê o brilho de um diamante, depois que ele é lapidado. Por isso que ela não teme a brutalidade da vida, porque com seu esmero e alegria lima qualquer adversidade, ensinando-nos a ser pura luz. Como não admirá-la? Aplausos de pé para Dra. Libânia!!!

O QUE FAZER CONTRA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES
O urologista dr. Felipe Dubourcq alerta as mulheres para o fato de que a incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina, é mais frequente no sexo feminino em qualquer idade. As causas mais comuns são infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeito colateral de medicamentos. Para prevenir, deve-se evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação e praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico. São medidas simples que podem evitar, por exemplo, que a pessoa urine toda vez que tossir.

BRANCO É O TOP DA ESTAÇÃO
Quer ficar na moda? Aposte no branco. É uma super tendência que ainda ajuda a alongar, porque não há uma “quebra” no visual. Também chamado de Total White, é um look que conquistou famosas como Ana Hickman, Juliana Paes e Carla Diaz. O branco, ao contrário do preto, é mais fresco, não retém muito calor, reflete mais a luz, inspira tranquilidade e leveza, valorizando o bronzeado. Muita gente teme usar, para não parecer uniforme de profissionais da saúde ou noivinha. Contudo, você pode vestir, sem medo, em combinação com shorts e blusa, saia e camisa ou vestido monocromático (uma cor só). Quanto aos tecidos, pode ser sarja, algodão, linho ou a fluida viscose. Aposte em recortes e decotes, que estão muito em alta. Combine com acessórios coloridos, para ficar mais alegre, ou se você for muito branquinha, para dar contraste. Invista em joias, bijuterias, cintos e bolsas douradas ou prateadas, para ficar bem elegante. Nos pés, a mesma coisa, sendo que a cor nude nos sapatos fica lindíssima na combinação. Assim, vá até seu guarda-roupa e separe tudo que for branco, para “chegar chegando” em qualquer lugar.

SEGREDINHOS PARA RECUPERAR O CABELO POROSO
Se seus fios embaraçam facilmente, estão ásperos e com uma textura grosseira, podem estar com sinais de porosidade. Um cabelo poroso tem as cutículas abertas, porque sofreu danos e, muitas vezes, ficou até com lacunas em sua estrutura interna. Assim, corre o risco de manchar e todo cuidado é pouco ao entrar na piscina, por exemplo, para que os fios não fiquem esverdeados. Antes de entrar, aplique um leave-in ou um óleo capilar. Para recuperar os fios que estão muito porosos, faça uma reconstrução a cada 15 dias, hidratações semanais e máscaras que tenham proteínas e lipídios. Lembre-se: por estarem com as cutículas abertas, os fios porosos não retêm os produtos, porque os ativos de tratamento vão embora com a mesma facilidade que são absorvidos. Por isso, o segredo é reaplicar os produtos, até que o cabelo se recupere. Pode levar algumas semanas, mas vale a pena.

UMA MULHER HUMILDE E DE VISÃO QUE SE TORNOU PRESIDENTE
A presidente da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, Subseccional de Jaboatão dos Guararapes, Dra. Ana Firmino, é nossa mulher inspiradora de hoje. É tão competente, que já está no segundo mandato, num órgão antes composto quase que exclusivamente por homens. Advogada, é especialista em violência contra a mulher, pós-graduada em Direito de Família, Sucessões e Ciências Criminais. Filha de uma empregada doméstica e de um motorista, estudante de escola pública, formada no curso técnico de enfermagem, sempre enxergou nos estudos uma porta para evolução e um meio de ajudar a sociedade pelas vias do trabalho. É uma jovem linda e forte, que nos inspira a sermos melhores a cada dia. Vamos ver quais são as suas preferências em nosso “pingue-pongue”:
- . Filmes que indica: “Até o último homem”, ‘Invencível”, “A procura da Felicidade” e “A paixão de Cristo” (com Mel Gibson).
- . Perfumes que gosta de usar: Kenzo by Flower, Tommy Girl, 212 Sexy, Good Girl, La Vie Est belle, Amarige. Perfume é momento.
- . Comida predileta: Macarrão (com qualquer acompanhamento)! Feijão (daquele caprichado com paio, charque, mocotó e patinho) com macarrão… De sobremesa, churros, chocolate e doce de leite. Como quase tudo, exceto bode.
- . Bebida preferida: Café!
- . Música favorita: Difícil escolher uma só! Amo Roberto Carlos : “Como vai você” e “Toma conta de mim”, de Batista Lima.
- . Livro de cabeceira: Bíblia
- . Qual é o grande sonho que já realizou? Me formar em direito.
- . Maior qualidade: Sinceridade e lealdade.
- . Um defeito: Ihhhhh! São muitos: impositiva, brava, perfeccionista, racional demais, concentradora…
- . O que mais aprecia nos amigos? Lealdade!
- . O que mais lhe irrita? Mentira e controle!
- . O que é felicidade? São momentos. É estar, não é ser.
- . Paisagem mais linda que já viu: o mar!
- . Maior desejo: Poder ajudar os que me procuram.
- . Um lema: “Só sei que nada sei!” E “Não trabalhamos com ansiedade!”
- . O que gosta de fazer no tempo livre? Praia, música, ler e dormir.
- . Um desejo: Alcançar positivamente o maior número de pessoas.
- . Um conselho: Não faça julgamentos antecipados e seja generosa consigo.
- . Uma paixão: Liberdade
- . O que é ser leve? É não ter preconceitos!
- . O que é ser mulher? É ser respeitada por quem sou, sem ter que estar acompanhada da sombra masculina e ter um olhar de cumplicidade para o homem, sem menosprezá-lo.
Últimas

Mais Lidas
