![Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil (Rafael Vieira/DP Imagem) Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil (Rafael Vieira/DP Imagem)]() |
Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil (Rafael Vieira/DP Imagem) |
Aeroporto mais conectado do Nordeste, maior aeroporto fora do Sudeste e Distrito Federal, segundo maior hub da Azul no país (embora haja controvérsia com a Azul, já que a companhia não considera o número de assentos como parâmetro). A apresentação do balanço de 2024 do Aeroporto Internacional do Recife, realizado na última sexta pela direção da Aena Brasil, soa como música aos ouvidos de um recifense raiz, como este colunista que vos escreve. Afinal, superlativismo é conosco mesmo.
Deixando o bairrismo de lado, se é que isso é possível, os diretores Marcelo Bento (Relacionamento e Comunicação) e Diego Moretti (Aeroporto do Recife) apresentaram o balanço de 2024 e dos investimentos realizados na fase 1B (a segunda) de expansão do terminal aeroviário. Em todo o Nordeste foram investidos cerca de R$ 2 bilhões, dos quais 60% (R$ 1,2 bi) foram aplicados no Recife. Os investimentos significaram na ampliação de 40% na área física e de 60% na capacidade operacional.
Entre as novidades, Bento e Moretti destacaram a entrega da nova área de embarque internacional, com cinco novas pontes de embarque para aeronaves de grande porte, 1.500 m² de área e 18 guichês para inspeção de passaportes, sendo dez de desembarque e oito de embarque.
Outro aspecto destacado pela direção da maior operadora aeroportuária do mundo (olha o superlativismo aí de novo), o próximo passo será expandir a atuação para outros nichos de negócios, como o imobiliário. Serão requalificados 550 mil m² de área a empreendimentos como um complexo de centros logísticos, comerciais, hotéis, empresariais, empreendimentos esportivos e de lazer, entre outras operações que tenham sinergia com o setor.
Novos planos para o aeroporto de 2025
Entre as novas ações previstas para o próximo ano está a implantação de um Terminal Multimodal na área do antigo aeroporto, com recuperação e integração da Praça Salgado Filho, localizada em frente ao velho prédio, que conta com projeto paisagístico de Burle Max. O terminal será, inicialmente, destinado a pontos de embarque de carros por aplicativos, vans, entre outros. Mas para o futuro está prevista a implantação de um piso superior para a ampliação do terminal de passageiros.
Nova Direção na ABRH
A seccional pernambucana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE) empossou, na última quinta (23), sua nova diretoria. Dani Maciel (Hub Ser.Tão People), assume como presidente, junto com Márcia Gonçalves (Grupo Iquine) no Conselho Deliberativo e Andrea Queiroz (CESAR) no Conselho Fiscal.
Política habitacional
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e viabilizada pela Ademi-PE, Pernambuco recebe, da próxima segunda-feira (27) a 2 de fevereiro, o primeiro curso do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) fora de São Paulo - com o tema “Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios”.
Inteligência artificial no setor elétrico
O setor elétrico vem lançando mão da Inteligência Artificial para otimizar sua segurança, reduzir custos e eliminar gargalos operacionais. Na vanguarda dessas iniciativas, o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) vem atuando na aplicação de soluções como o Sistema Inteligente de Otimização de Gestão de Ativos, Análise de Perturbações, Projetos de Consciência Situacional, E-Lounge e Eletropostos.