![Sede do Banco Central (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil) Sede do Banco Central (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)]() |
Sede do Banco Central (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil) |
Esta última semana de janeiro começa em clima de expectativa em relação à nova taxa básica de juros da economia brasileira, que também atende pelo nome Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia). Embora pareça distante, a Selic mexe bastante com o dia a dia dos brasileiros. O indicador define a remuneração das operações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e, também, serve como balizador das demais taxas de juros aplicadas no país.
O que de fato se espera da reunião do Comitê Nacional de Política Tributária? Para os analistas do mercado financeiro, uma coisa é certa: a taxa vai aumentar e a principal aposta é de uma alta de um ponto percentual, elevando os juros dos atuais 12,25% para 13,25% - como já fora antecipado pelas últimas análises do colegiado. Os principais elementos para isso são a estimativa de inflação de 5,5% para este ano (um ponto acima do teto da meta); a explosão da valorização do dólar frente ao real, além da resiliência da atividade econômica.
No dia a dia, a alta da Selic significa crédito mais caro, tanto no cartão quanto nos financiamentos (inclusive imobiliário); maior atratividade da renda fixa (CDB, Tesouro Direto), adiamento dos investimentos das empresas, menor geração de emprego e menor crescimento econômico.
Atualização do MEI sai este ano?
Sai ano e entra ano e as esperanças dos microempreendedores individuais se renovam. Será que desta vez o teto de faturamento da categoria será renovado? Bem, o Ministério do Desenvolvimento Econômico propôs o reajuste de R$ 81 mil para 130 mil, mas ainda depende de aprovação do Congresso. O mesmo Congresso que analisa, desde 2021, dois projetos de lei com o mesmo objetivo, sendo um no Senado e outro na Câmara dos Deputados.
Nova diretoria
Mychel Paes Barreto e Jefferson Henrique Araújo assumem, nesta quarta (29), os cargos de presidente e vice-presidente (respectivamente) do Conselho Regional de Administração de Pernambuco. A posse marca também os 60 anos da regulamentação da profissão.
Novo Mix Mateus
O Grupo Mateus apresenta, nesta terça (28), sua nova unidade em Pernambuco, a 13ª Mix Mateus no estado. Localizada na Avenida Dr. Júlio Maranhão, no bairro de Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, a nova loja emprega diretamente 300 trabalhadores.
Recorde de gastos de turistas no Brasil
Desvalorização do real, retomada dos voos internacionais e um maior fluxo de turistas internacionais levaram o Brasil a registrar o maior volume de gastos de visitantes estrangeiros nos últimos 15 anos. Segundo dados do Banco Central, o montante chegou a US$ 7,341 bilhões no ano passado, uma alta de 6,28% em relação a 2023.