° / °

Acervo
Diario Econômico

Negócios imobiliários

Imóveis enrolados sem escritura com impostos pendentes entre outras irregularidades têm atraído cada vez mais investidores, mas vale a pena correr o risco?

Publicado: 07/12/2024 às 05:00

/Gerado por IA

/Gerado por IA

Comprar e revender imóveis sem escritura, com impostos pendentes entre outras irregularidades vem se tornando popular no mercado por causa da alta rentabilidade. O processo é semelhante aos leilões de imóveis retomados por entidades financeiras, que também atraem muitas pessoas, com a diferença que eles não são listados em leilões nem têm um banco como credor.

De acordo com o advogado Amadeu Mendonça, especialista em Direito e Mercado Imobiliário, esse tipo de imóvel, conhecido no setor como “imóveis estressados”, vem atraindo cada vez mais investidores interessados pela possibilidade de ganhos elevados, chegando a 60% de valorização depois que as dívidas são desembaraçadas.

Na última quinta-feira (5), Amadeu apresentou, em workshop realizado no Sindicato dos Corretores de Imóveis de Pernambuco, as peculiaridades deste tipo de operação, as vantagens e os riscos de encarar esse investimento. De acordo com ele, no Brasil existem cerca de 30 milhões de imóveis com problemas documentais, segundo informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com dados de 2019.

Para entrar no negócio, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados. O adquirente deve avaliar se a operação compensa conferindo o valor de mercado do imóvel e o custo que terá para realizar a regularização da propriedade. 

Moura ganha prêmio ECO 2024 da Amchamb Brasil
O sistema Moura Bess, desenvolvido pelo Grupo Moura, recebeu o reconhecimento da Amcham Brasil no Prêmio ECO 2024. O projeto, que integra a agenda ESG do grupo pernambuco, é um sistema de armazenamento e gestão de energia que proporciona o controle eficiente do uso de energia em diversos setores, além de possibilitar que comunidades isoladas tenham acesso à energia elétrica e fortalecer a infraestrutura de eletromobilidade.

Seminário de energia
Recife foi a cidade escolhida para sediar a 28ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontecerá entre os dias 19 a 22 de outubro de 2025. O evento será promovido pelo CIGRE-Brasil e coordenado pela Eletrobrás.

Agricultura familiar
O Senar-PE está com inscrições abertas, até 17 de janeiro de 2025, para cursos técnicos gratuitos em Agricultura, Agropecuária e Zootecnia. Ao todo, são 75 vagas, priorizando produtores rurais e seus familiares. As inscrições devem ser feitas pelo site etec.senar.org.br.

Italiana inaugura a primeira RAM House do NE
O Grupo Italiana, comandada pelo empresário Marcony Mendonça e seus filhos, Matheus e Felipe, inaugura na próxima segunda (9) a primeira Ram House do Nordeste, no Pina. O conceito é inspirado no estilo country americano, combinando tecnologia, força e sofisticação. Esse é o quinto espaço da marca no Brasil, dedicado a oferecer uma experiência única aos amantes das picapes premium da marca.

Mais de Acervo