Diario de Pernambuco
Busca

COLUNA

Um caminho para a desburocratização

Publicado em: 18/05/2023 07:54 | Atualizado em: 18/05/2023 08:42

Há pouco mais de um ano, a Prefeitura do Recife criou sua agencia de desenvolvimento, o Investe Recife, para tornar-se mais proativa na atração de investimentos. O Investe Recife tem atuado tanto na promoção da imagem do município como polo econômico, como no apoio e estímulo aos negócios já existentes.

Neste sentido, a agência tem feito esforço para reduzir a burocracia. Sua atuação contribuí para manter o conceito do Recife em alta. A capital tem recebido destaque nacional pelo seu clima positivo para negócios. No começo do ano, o Recife foi apontado, pela segunda vez, como o “melhor ambiente para o empreendedorismo no Nordeste”. A indicação é do Centro de Liderança Pública (CLP). A capital pernambucana figura na 82ª colocação geral entre 415 municípios acima de 80 mil habitantes. Entre as capitais, o Recife ocupa a 9ª posição nacional. 

Nas últimas semanas, houve três grandes anúncios feitos pelo Investe Recife. Um deles foi a chegada do grupo Mateus, com investimentos de R$ 200 milhões e geração de 2.500 empregos. O outro anúncio foi da Comando Soluções, que embarcou no Porto Digital trazendo na bagagem investimentos de R$ 4 milhões e 400 vagas de trabalho. Por fim teve a expansão da Datamétrica, com geração de 2 mil vagas.

Apoio local
O caso da Datametrica é um exemplo de apoio ao empresário local. A empresa, fundada em 1996 no Recife, procurou inicialmente a ajuda do Programa Recentro, que cuida da revitalização do centro do Recife, para localizar um prédio que atendesse à sua expansão. O Investe Recife foi acionado para auxiliar nesta etapa do negócio, e a empresa recebeu um atendimento conjunto desses dois órgãos. 

Anfitriã
O Recife Investe fica subordinado à secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. A secretária da pasta, Joana Florêncio foi minha entrevistada no podcast Diario Econômico desta semana. Ela conta que agência ajuda novas empresas no processo de desburocratização junto às demais secretarias licenciadoras, fazendo um atendimento transversal, para facilita a instalação do novo negócio.

Articulação
A atuação do Investe Recife guarda semelhança com o trabalho da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e comprova que essa forma de atuação articulada com outras secretarias é realmente um passo importante para reduzir tempo e recursos na instalação de novos negócios.

Salto
A pasta de Joana Florêncio tem outras frentes na área de desenvolvimento econômico e uma delas é o Salto Tecnológico, uma capacitação gratuita para ajudar pequenos negócios ou profissionais autônomos a adotaram ferramentas tecnológicas em seus negócios. O índice de melhora no desempenho de 30%. Quer saber mais? Ouve o podcast.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.