Coluna

(Foto: Freepik / Divulgação)
Falar da carreira é tão desafiante quanto pensar no mundo do trabalho, simples assim! Pensar o que e como fazer para se tornar valoroso no aspecto de empregabilidade é algo muito empolgante, porém bem desafiador. Já é fato que muitas profissões serão “carta fora do baralho” na próxima década. Imagine então como e quais serão as competências mais demandadas.
Cada dia que passa os robôs e a inteligência artificial ganham mais espaços junto das pessoas, dividindo o trabalho. Vale ressaltar que a capacidade de volume de análise, precisão e agilidade é incomparável com a capacidade humana. A exemplo disso, podemos dizer que um médico radiologista poderá ter analisado ao decorrer de seus 30 anos de profissão umas xxx mil ultrassonografias e a inteligência artificial/robô poderá fazer a mesma quantidade de análise em apenas um dia. De certo, a IA nos locais de trabalho automatizará tarefas manuais e repetitivas. Mas as pessoas ainda serão essenciais para tudo que necessitarão de habilidades humanas, do olho no olho, e/ou de uma boa escuta para decifrar muitas variáveis subjetivas, pois não teremos uma resposta única, nem a certa ou errada, mas, sim, teremos um olhar que entenderá sentimentos e dores que os computadores não poderão entender nem replicar.
Percebemos que a tecnologia está crescendo absurdamente e sua importância é crucial para todas as áreas de atuação e continuará a ser usada, sem dúvida, como uma ferramenta para agilidade e evolução do trabalho, do mundo e da humanidade. Logo, mesmo sabendo das habilidades humanas, reforço que precisamos estar conscientes que a tecnologia/digital não é mais uma escolha, é uma necessidade de qualquer profissão.
Com tantas mudanças acontecendo, cresce o número de empresas que procuram não apenas as qualificações e competências técnicas dos profissionais, mas principalmente conhecer as aptidões pessoais e comportamentais de cada um. Para tanto, vale trazer agora os conceitos das Hard e Soft Skills, tão falados ultimamente. A palavra “skills” vem do inglês e significa habilidades, “hard” significa dura e “soft” suave.
Hard skills são as capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos, cursos, entre outros. Por serem competências de fácil identificação, muitas vezes já constam no currículo e as empresas muitas vezes já utilizam esses dados para cruzar com a necessidade do cargo. Mas isso vem mudando bastante uma vez que comportamento vem ganhando muita importância nas avaliações.
As soft skills, por sua vez, são as habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui e não pode ser identificada nem comprovada por meio de certificações ou cursos. Elas são identificada por características socioemocionais onde percebemos bons relacionamentos, excelente convivência, trabalho e cooperação em grupo, bem como ótimos resultados no ambiente de trabalho. Importante ressaltar que, segundo um estudo realizado pelo LinkedIn, 92% dos recrutadores consideram as soft skills uma prioridade, além disso, 89% dos entrevistadores deixam de contratar um candidato quando nota a ausência dessas competências. Você já deve ter ouvido falar que as empresas contratam pelo currículo (habilidades técnicas, hard skills) e demitem pelo comportamento (soft skills), não é mesmo? Então, vale muito a pena identificar e focar no desenvolvimento das suas soft skills e começar a fazer a diferença.
Um profissional considerado pronto é aquele que sabe aliar seus conhecimentos técnicos às suas capacitações pessoais e intensificar e/ou desenvolver suas fortalezas em cada uma dessas áreas. É possível? Sim, muito! E, vale ressaltar mais, muitos autores reforçam que as pessoas que terão mais sucesso nesse ambiente do futuro são aquelas que cultivam soft skills relacionadas à forma como pensamos, agimos, trabalhamos e nos relacionamos com outras pessoas.
Se você aspira sucesso nesse mundo do trabalho que temos hoje e todos os desafios que estão por vir, fique atento às principais habilidades mais ressaltadas pelo Fórum Econômico Mundial (FEM):
1. Pensamento analítico e inovação (tecnologia)
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
3. Resolução de problemas complexos
4. Criatividade
5. Liderança e influência
6. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
7. Inteligência emocional
Lembre-se: é perfeitamente possível desenvolver competências que contribuirão para o desenvolvimento da sua carreira, foque em seus pontos fortes, nas Hard e Soft Skills, principalmente na Soft Skills com o foco no seu senso de liderança, na sua capacidade de resolução de conflitos internos e externos, bem como na sua proatividade. Assim, você será mais ASSERTIVO no seu caminho para fazer uma trajetória de sucesso.
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