Greve Petrobras: petroleiros iniciam paralisação nesta segunda (15) após impasse em acordo coletivo
A greve dos petroleiros teve início nesta segunda-feira (15) e acontecerá por tempo indeterminado
Publicado: 15/12/2025 às 08:11
De acordo com a classe, a paralisação seguirá por tempo indeterminado. (Sindipetro ES/FUP)
Nesta segunda-feira (15), funcionários da Petrobras entraram em greve após recusarem a segunda contraproposta da entidade para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A paralisação acontecerá por tempo indeterminado. As informações são da Federação Única dos Petroleiros.
"Aqui na Refinaria de Paulínia (Replan), a maior do país, a paralisação nacional dos petroleiros já começou com grande apoio da categoria, incluindo trabalhadores da ativa e aposentados, além de parlamentares e organizações parceiras", afirma uma publicação da página do Sindicato dos Petroleiros (@sindipetro_unificado), em colaboração com a FUP, na manhã desta segunda-feira (15).
Ver essa foto no Instagram
Impasse
De acordo com a federação — que diz representar 100 mil trabalhadores do setor por meio de 14 sindicatos do país —, a proposta apresentada pela Petrobras é tida como uma "provocação" à classe.
“Enquanto a Petrobras desembolsou, apenas nos nove primeiros meses deste ano, R$ 37,3 bilhões em dividendos, a categoria recebeu uma contraproposta de ACT com 0,5% de ganho real, além de retrocessos e diferenciações de direitos entre trabalhadores da holding e das subsidiárias”, disse a FUP, por meio de nota.
A federação também criticou a gestão de Magda Chambriard, presidente da estatal, afirmando que a administração da empresa petroleira compromete o processo de negociação coletiva, o que favorece o impasse atual. “É inadmissível que, após quase três anos de negociações, a empresa não apresente uma proposta que encaminhe solução para os PEDs [Planos de Equacionamento de Déficit]”, declarou a FUP.
O que diz a Petrobras
Para a Agência Brasil, a Petrobras informou que mantém um diálogo com as entidades sindicais, afirmando ainda que participa de reuniões regulares com as federações com o objetivo de discutir a proposta e a pauta de reivindicações.
Com informações do Poder 360 e FUP.