Tema da redação do Enem 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira"
Participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta
Diario de Pernambuco e Agência Brasil
Publicado: 09/11/2025 às 13:44
Abertura de portões do Enem 2025 (Crysli Viana/DP Foto)
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizada neste domingo (9), é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação.
O objetivo desse texto é convencer o leitor de que determinado ponto de vista é acertado e relevante. Para tanto, deve-se mobilizar informações, fatos e opiniões, a partir de um raciocínio coerente e consistente.
Adicionalmente, o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.
Os corretores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos compõe a nota total atribuída por avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Além da redação, os mais de 4,8 milhões de inscritos no Brasil, sendo 272.299 em Pernambuco, terão que responder questões de linguagens e códigos e de ciências humanas.