"Adultização": entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei 2.628/2022 diz que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes, sob supervisão dos responsáveis
Publicado: 17/08/2025 às 08:14

Câmara dos Deputados (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
O Projeto de Lei (PL) 2.268/2022, conhecido como PL da “adultização”, deve ser colocado em pauta de urgência na Câmara dos Deputados nos próximos dias. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que levará o projeto para a reunião de líderes, marcada para terça-feira (19/8). Se o colegiado concordar, o texto já deve ser votado em plenário.
O texto do relator, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), tem 93 páginas. Estabelece que “os produtos e serviços de que se trata o projeto devem garantir a proteção prioritária de crianças e adolescente e oferecer elevado nível de privacidade, proteção de dados e segurança”.
Para além disso, o projeto pede para que os fornecedores de tecnologia tomem medidas razoáveis para prevenir e mitigar o acesso e a exposição a conteúdos relacionados a exploração sexual, violência física, assédio e bullying virtual.
Leia a matéria completa no portal Metrópoles.

