° / °

Brasil
JUSTIÇA

PGR: Bolsonaro era "líder da organização criminosa" em ação golpista

Para a PGR, Bolsonaro foi o principal articulador, maior beneficiário e autor de atos voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito

Metrópoles

Publicado: 15/07/2025 às 07:15

Ex-presidente Jair Bolsonaro/MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Ex-presidente Jair Bolsonaro (MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) classificou o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) como “líder da organização criminosa” da trama golpista. O parecer final da ação penal foi entregue no final da noite desta segunda-feira (14/7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e solicitou a condenação de Bolsonaro e de outros sete réus.

De acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o ex-presidente da República foi o principal articulador, maior beneficiário e autor dos mais graves atos voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito: “No exercício do cargo mais elevado da República, instrumentalizou o aparato estatal e operou, de forma dolosa, esquema persistente de ataque às instituições públicas e ao processo sucessório”.

Segundo a PGR, com o apoio de membros do alto escalão do governo e de setores das Forças Armadas, Bolsonaro mobilizou sistematicamente agentes, recursos e competências estatais, à revelia do interesse público, para propagar narrativas inverídicas, provocar a instabilidade social e defender medidas autoritárias.

Confira a matéria completa no portal Metrópoles.

Mais de Brasil