Em prol da arquitetura e do urbanismo

Rafael Amaral Tenório
Presidente do CAU/PE

Publicado em: 15/12/2018 03:00 Atualizado em: 15/12/2018 10:28

Um dos princípios fundamentais do exercício profissional do arquiteto e urbanista é a capacidade de questionar e analisar, de forma racional e integrada, uma visão de cidade, enquanto espaços justos, seguros, saudáveis, acessíveis, resilientes e sustentáveis que possam fomentar a prosperidade e a qualidade de vida para todos.

O arquiteto constitui-se assim, como bem afirmou o escritor e filósofo italiano Umberto Eco, por sua vocação interdisciplinar, numa das últimas figuras do humanismo. Para esse escritor, o arquiteto “está condenado, pela natureza do seu trabalho, a ser talvez a única e última figura de humanista da sociedade contemporânea: obrigado a pensar na totalidade justamente na medida em que se torna técnico setorial, especializado, interessado em operações específicas e não em declarações metafísicas”.

Nessa perspectiva, é preciso observar que a arquitetura nunca foi tão multidisciplinar e plural, vinculando-se de forma positiva e irreversível às ciências sociais. A nossa capacidade de refletir sobre os assuntos relacionados ao nosso tempo está intrinsecamente ligada à nossa formação profissional, somada, claro, ao conhecimento e experiências que acumulamos ao longo da vida.

É nesse sentido que pautamos a atuação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) em 2018: numa visão de uma arquitetura cada vez mais multidisciplinar; na crença na liberdade do pensamento crítico, da arte e do saber; no pluralismo de ideias e de concepções quanto ao exercício profissional; zelando pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, lutando pelo contínuo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo e, sobretudo, zelando pelo interesse público. Para tanto, chegamos a todas as regiões do Estado, e nos aproximamos cada vez mais dos estudantes e dos profissionais das mais diversas áreas. É nisso que nós do CAU/PE acreditamos, é isso que temos defendido.

Neste dia 15 de dezembro, data em que celebramos o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, instituído pela Lei 13.627/2018, e que também demarca o dia de instalação e operação do CAU/BR, nosso Conselho uniprofissional, há tanto sonhado. A data marca também o nascimento do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. Nesse especial momento, nos confraternizamos com os arquitetos(as) e urbanistas pernambucanos, conclamando todos para, juntos, atuarmos em prol da valorização da arquitetura e do urbanismo.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.