° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Caso Master: Prisão de Daniel Vorcaro é atribuída à tentativa de obstrução de investigações

Decisão do ministro André Mendonça, do STF, foi cumprida pela Polícia Federal em nova fase da Operação Compliance Zero Decisão do ministro André Mendonça, do STF, foi cumprida pela Polícia Federal em nova fase da Operação Compliance Zero

Por Eduarda Carvalheira

Daniel Vorcaro

A segunda prisão de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, nesta quarta-feira (4), foi motivada pela suspeita de tentativa de obstrução das investigações relacionadas à instituição financeira.

De acordo com apuração divulgada pela CNN, o banqueiro teria promovido uma ofensiva contra pessoas envolvidas e testemunhas ligadas ao caso Master; a suspeita de interferência nas apurações embasou o pedido de prisão preventiva.

A medida foi determinada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma nova fase da Operação Compliance Zero, e cumprida pela Polícia Federal (PF), em São Paulo.

Esta é a segunda vez que o empresário é detido no contexto da operação. Ele já havia sido preso em novembro do ano passado, durante a primeira fase da investigação, mas acabou solto posteriormente, mediante a imposição de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Segundo a Polícia Federal, a nova etapa da operação, que conta com o apoio do Banco Central, busca apurar a possível prática dos crimes de ameaça, corrupção, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivos informáticos, supostamente cometidos por organização criminosa.

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Também foram determinadas medidas de afastamento de cargos públicos e o sequestro e bloqueio de bens que podem chegar a R$ 22 bilhões, com a finalidade de interromper a movimentação de ativos vinculados ao grupo investigado e resguardar valores possivelmente relacionados às irregularidades apuradas.