Alckmin disse que o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) mobilizou R$ 190 bilhões em investimentos no setor automotivo desde que instituído. Segundo o vice-presidente, o BNDES e o Finep estão lançando um programa para atrair laboratórios e centros de pesquisa para o Brasil. O vice-presidente citou, ainda, que o crescimento do setor automotivo no Brasil foi cinco vezes a média mundial.
Cinco montadoras possuem carros de entrada aptos
O vice-presidente afirmou na ocasião que cinco montadoras possuem carros de entrada que estão aptos a participar do programa Carro Sustentável e terão IPI zerado.
As montadoras, segundo Alckmin, são a Volkswagen com o Polo, a GM, com o Onix, a Renault, com o Kwid, a Hyundai, com o HB20, e a Stellantis, com o Mobi e o Argo. Segundo Alckmin, outras montadoras poderão entrar na iniciativa em breve.
A conversa de Alckmin com jornalistas ocorreu após o vice-presidente anunciar a publicação de um decreto que reduz as alíquotas de IPI dos carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam requisitos de reciclabilidade e segurança.
A medida cria a modalidade de Carro Sustentável, no qual veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental e fabricados no Brasil terão o IPI zerado.