Seja bem-vindo, Outubro Rosa!

Isabela Coutinho
Ginecologista e obstetra e diretora geral do Hospital da Mulher do Recife.
opiniao.pe@DIARIODEPERNAMBUCO.com.br

Publicado em: 08/10/2018 03:00 Atualizado em: 08/10/2018 08:53

Outubro é o mês internacional de prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês, são executadas ações de promoção da saúde e de orientação sobre o diagnóstico precoce da doença, por meio da campanha “Outubro Rosa”. As estatísticas justificam essa necessidade. De acordo com estimativa da Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (órgão vinculado à Organização Mundial da Saúde), o número de mortes em razão do câncer deve chegar a 9,6 milhões de pessoas este ano, em todo o mundo.

Ainda sobre essa estimativa, fazendo um recorte de gênero; entre as mulheres, o câncer de mama é a modalidade com maior incidência no número de casos novos (24,2%). No Brasil, a tendência se repete. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) divulgou que o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres brasileiras; com a expectativa de 59.700 novos casos até 2019. Isso significa uma média de mil novos casos por ano.

A campanha “Outubro Rosa” sensibiliza a sociedade, em especial as mulheres, para a necessidade de prevenção da doença e também para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo. A mamografia é o método mais eficiente para esse diagnóstico. Neste contexto, é fundamental que as mulheres tenham acesso ao exame que, na rede municipal, é disponibilizado pelo Hospital da Mulher do Recife e outras unidades de saúde. Desde que o HMR foi inaugurado, em maio de 2016, já foram realizadas 7.294 mamografias.

O Hospital da Mulher, equipamento da Prefeitura do Recife, administrado pelo HCP Gestão (organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco), trabalha também na perspectiva da prevenção. Rotineiramente, a unidade realiza palestras itinerantes com suas usuárias – o hospital recebe, diariamente, em média, 700 mulheres para atendimento, entre consultas, exames e internamentos. Intituladas de Salas de Espera, essas palestras chamam a atenção para a adoção da alimentação saudável, prática de atividades físicas e outras medidas simples, mas que, associadas ao exame de mamografia, podem, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, ajudar a reverter o triste cenário do câncer de mama em nosso País. Portanto, sejamos todos bem-vindos ao Outubro Rosa e que possamos, cada um de nós, sermos multiplicadores das boas práticas de prevenção desta grave doença.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.