"Só deu pra salvar a vida", diz moradora atingida por incêndio de caminhão-tanque tombado
Caso aconteceu na manhã desta quinta (10), na cidade de Igarassu, no Grande Recife. No começo do, um caminhão-tanque que transportava combustíveis tombou e pegou fogo. As chamas atingiram moradores de uma comunidade próxima
Além dos transtornos no trânsito causados pela explosão de um caminhão-tanque após o veículo tombar em um trecho da BR-101, na manhã desta quinta (10), em Igarassu, no Grande Recife, os moradores da localidade próxima ao sinistro também foram atingidos pelas chamas, e muitos tiveram suas casas completamente destruídas.
Em entrevista à TV Guararapes, uma moradora atingida pelo incêndio, chamada Cristina, da Comunidade Santos Cosme e Damião, no bairro Saramandaia, nos arredores do Posto Sertã, contou como foi quando tudo aconteceu.
“Quando teve o primeiro pipoco, todo mundo se alertou. Foi quando saiu todo mundo das casas, porque de dentro do canal, pegou fogo em tudo. Conseguimos sair, graças a Deus. Só deu para salvar a vida mesmo, porque o documento a maioria das pessoas não conseguiu. Foram muitas casas (atingidas), acho que mais de 10”, contou.
“Foi muito alto (o barulho), e o fogo começou a alastrar, e os pneus começaram a estourar, foi quando começamos a ver o transformador explodindo e os fios rompendo, porque foi muito fogo. Achei que o mundo estava se acabando. Está tudo destruído, não sei o que vamos fazer agora”, disse.
Chamas
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) equipes estão atuando “em várias frentes” na comunidade, para controlar as chamas nas residências atingidas. Os Bombeiros conseguiram controlar o incêndio por volta das 9h da manhã.
O que diz a prefeitura
Em nota, a prefeitura de Igarassu informou que está com equipes de auxílio às famílias atingidas pelo acidente. Confira na íntegra:
“A prefeitura de Igarassu informa que está com equipes atuando para as famílias que foram atingidas pelo acidente com o caminhão-tanque no KM 43 da BR 101, nesta quinta-feira (10).
O Departamento de Trânsito Municipal (Depatran) está nas vias que cortam a BR para orientação aos motoristas e pedestres que circulam nas ruas. A Defesa Civil foi acionada e está na localidade.
O Centro de Empreendedorismo e Tecnologia , CTEN, localizado na BR101, está apenas funcionando como pontos de apoio aos moradores com a sala 06 , cozinha e banheiro. A Assistência Social contabilizou quatro casas atingidas pelo fogo, as famílias estão sendo cadastradas e a Cozinha Comunitária (Centro) dará o suporte necessário vai ofertar alimentação às pessoas atingidas”, divulgou.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), mediante nota, afirmou que está seguindo os protocolos previstos para situações envolvendo sinistros com materiais inflamáveis, e que irá, posteriormente, analisar os danos ambientais consequentes da situação, para autuar administrativamente os responsáveis. Leia na íntegra:
“Seguindo o protocolo da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida à acidentes com produtos químicos perigosos - P2R2, neste tipo de ocorrência, os primeiros órgãos de atendimentos são a Polícia Rodoviária Federal - PRF e Corpo de Bombeiros. Após controlado do fogo e os riscos de novas explosões, a CPRH irá avaliar o dano ambiental e fazer a autuação administrativa ambiental dos responsáveis pelo acidente”, pronunciou.