Pernambucanos prontos para representar país na Olimpíada de Matemática
João Pedro Bandeira e Vinícius Pimentel, ambos com 18 anos, estão entre os seis melhores estudantes de Matemática do Brasil e, em julho, estão na Olimpíada Internacional, na Austrália
Os estudantes pernambucanos João Pedro Bandeira e Vinícius Pimentel, ambos com 18 anos, irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2025), que será realizada entre os dias 10 e 20 de julho, em Sunshine Coast, na Austrália.
Os dois alunos, que terminaram o ensino médio no Colégio GGE, estão entre os seis melhores estudantes de Matemática do Brasil. João Pedro Bandeira ocupou a segunda colocação na seletiva nacional, enquanto Vinícius Pimentel foi o terceiro colocado.
“Fico muito feliz de poder representar o Brasil e Pernambuco na IMO, e também em dividir essa conquista com minha família, meus amigos, meus professores e com GGE, que sempre acreditaram em mim e me deram todo o apoio necessário”, destacou Vinícius Pimentel.
“Esta é a segunda vez que participo da IMO e estou muito feliz com outra chance de competir. Chegar até aqui exigiu muito esforço e dedicação, não só meu, mas também da minha família e dos meus professores ", ressaltou João Pedro Bandeira que disputou a IMO em 2024, realizada em Bath, no Reino Unido.
Além dos dois estudantes, Pernambuco será representado pelos professores de Matemática e membros da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Márcio Gomes e Thiago Dias, que irão integrar a delegação do Brasil.
“Este feito dos alunos coloca Pernambuco de forma definitiva no mapa da Matemática olímpica mundial. É um resultado extraordinário, que nos enche de orgulho, esperança e segurança de que seguimos no caminho certo para inspirar futuras gerações”, enalteceu Márcio Gomes, que também é professor do Colégio GGE.
Trajetória até chegar a IMO 2025
Para participar da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), ambos os estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), na qual ficaram entre os 300 estudantes com maior pontuação.
Após a OBMEP, eles disputaram a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), onde foram medalhistas.Eles foram convidados para realizar os testes de seleção para a equipe brasileira que representa o país em competições internacionais.
João Pedro Bandeira e Vinícius Pimentel ficaram entre os seis primeiros da seletiva e passaram a integrar a Seleção Brasileira de Matemática, iniciando os treinamentos promovidos pela OBM.
Ambos os alunos já participaram de dois treinamentos presenciais em São Paulo, sob orientação dos professores Navid Safaei, do Irã, e Razvan Gelca, da Romênia.
O último treinamento da Seleção Brasileira de Matemática está acontecendo no Recife, até o dia 21, na unidade do Colégio GGE, em Boa Viagem, e conta com a participação especial do professor sérvio Dusan Dukic, referência mundial na área.
“A preparação é intensa e altamente estruturada. São mais de 16 horas semanais de treino focado na IMO. Também estamos com um cuidado especial com o preparo emocional dos alunos, para garantir a performance ideal durante a competição”, afirmou o professor Márcio Gomes.
Interesse por matemática
Ambos os estudantes sempre gostaram e demonstraram interesse pela disciplina, mas foi a partir de 2020 que se dedicaram ainda mais a estudar Matemática.
“Eu estudo matemática em um nível mais avançado desde 2020, que foi quando descobri o universo das olimpíadas", afirmou João Pedro Bandeira.
Para Vinícius Pimentel, a Matemática passou a fazer parte do seu dia a dia durante a pandemia da Covid-19, quando as aulas foram suspensas.
“Como eu não queria ficar um ano inteiro sem aprender nada, resolvi estudar Matemática, pois era a matéria que eu mais gostava. No início, não acreditava que conseguiria chegar a uma olimpíada internacional. Depois de conquistar uma medalha OBM, percebi que era possível e passei a me dedicar ainda mais", relembra.
Olimpíada Internacional de Matemática
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é o Campeonato Mundial de Matemática para estudantes do Ensino Médio e é realizada anualmente em um país diferente. A primeira IMO foi realizada em 1959, na Romênia, com a participação de 7 países. Ela se expandiu gradualmente para mais de 100 países de 5 continentes.