° / °

Vida Urbana
DP SOCIAL

Banho de Cidadania: dignidade sobre rodas nas noites do Recife

O Banho de Cidadania Recife se mantém com doações, voluntariado e parcerias

Larissa Aguiar

Publicado: 28/05/2025 às 06:17

Projeto social Banho da Cidadania/Foto: Divulgação

Projeto social Banho da Cidadania (Foto: Divulgação)

Às quartas-feiras, quando o centro do Recife começa a esvaziar e o movimento das lojas dá lugar ao silêncio das calçadas, um ônibus azul-claro quebra a rotina da noite. Não transporta passageiros, mas carrega esperança. Nele, funciona o Banho de Cidadania Recife, um projeto social que, desde 2019, oferece banhos quentes, roupas limpas, kits de higiene, cortes de cabelo e refeições a pessoas em situação de rua. Mais que serviços, o projeto distribui afeto, escuta e dignidade.

Criado por um grupo de cinco amigos, o Banho de Cidadania nasceu da inquietação provocada por uma conversa informal. Cassiano Lima, Cesar Guerra, Eric Barbosa, Ewerton Gayo e Thiago Cunha se reuniam quando surgiu o tema: a ausência de políticas públicas eficientes voltadas para pessoas em situação de rua. Em poucos minutos, a conversa virou reflexão, e a reflexão se transformou em ação.

“A gente percebeu que o básico estava faltando. Higiene, comida, saúde, atenção. É impossível pensar em dignidade se a pessoa não consegue nem tomar um banho”, relata Cassiano Silva, um dos idealizadores e atual diretor do projeto. Desde criança, ele já participava de ações sociais ao lado do pai, distribuindo sopas e alimentos. A sensibilidade com as causas sociais cresceu com ele e virou compromisso.

Com recursos próprios e ajuda de poucos parceiros, o grupo desenvolveu o primeiro módulo do projeto, lançado em agosto de 2019. Trata-se de uma estrutura móvel com dois banheiros, reservatórios de mil litros de água e sistema adaptado para atender as necessidades básicas de higiene de quem vive nas ruas. Pouco depois, adquiriram um ônibus, ampliando o atendimento. Hoje, as ações ocorrem sempre às quartas-feiras à noite, e já beneficiaram mais de 50 mil pessoas nesses seis anos de atuação.

A dinâmica é simples, mas eficaz. O ônibus estaciona em pontos estratégicos da cidade, onde há maior concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade. Voluntários acolhem os atendidos com atenção e respeito. Primeiro, é feito o cadastro. Em seguida, cada pessoa recebe toalha, sabonete, xampu, escova de dentes e tem acesso ao banho. Depois, uma muda de roupa limpa é entregue. Enquanto esperam ou após o banho, os participantes recebem jantar, água, café e pão. Para completar o cuidado, há ainda corte de cabelo e escuta ativa às vezes, o que mais falta é alguém disposto a ouvir.

“Às vezes, o banho é só o começo. A gente vê histórias pesadas, pessoas que não falam com ninguém há dias. Quando conversamos, elas desabam. E isso também é cuidado”, destaca Cassiano.

Durante a criação do projeto, os idealizadores identificaram cinco grandes lacunas enfrentadas pelas pessoas em situação de rua: higiene precária, alimentação deficitária, exposição a doenças sexualmente transmissíveis, abandono de menores e distúrbios psicológicos ou dependência química. A ausência de uma política integrada e eficaz sobre esses temas motivou o grupo a agir por conta própria.

“O projeto nasceu de uma indignação. A gente não podia fingir que não estava vendo. Então decidimos fazer algo com o que tínhamos nas mãos”, lembra Cassiano. E fizeram. Com criatividade, disposição e trabalho coletivo, o Banho de Cidadania virou referência e passou a inspirar outras ações semelhantes no estado.

Uma das principais contribuições do projeto é devolver a autoestima de quem muitas vezes perdeu até o próprio nome para a indiferença. Os atendidos deixam o local limpos, alimentados e, principalmente, lembrados.

Embora tenha conquistado muito desde 2019, o projeto ainda sonha alto. O maior desejo, segundo Cassiano, é que, um dia, ninguém precise mais dos serviços oferecidos. “Nosso sonho é que todo mundo tenha um lar, um prato de comida e acesso ao básico. Que o projeto não seja mais necessário. Mas, enquanto essa realidade não chega, estaremos aqui, fazendo o que for possível.”

A equipe planeja ampliar a estrutura, incorporar novos serviços e fortalecer as parcerias. A ideia é integrar também atendimentos de saúde e assistência psicológica, com apoio de profissionais voluntários. Outra meta é adquirir novos veículos e expandir os atendimentos para outros bairros e municípios da Região Metropolitana.

O Banho de Cidadania Recife se mantém com doações, voluntariado e parcerias. Quem quiser contribuir pode doar itens de higiene pessoal, roupas limpas, toalhas, alimentos ou oferecer seu tempo como voluntário. Toda ajuda é bem-vinda. Afinal, como ressalta Cassiano: “fazer o bem sem olhar a quem é a essência do que fazemos”.

 

Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Projeto social Banho da Cidadania
Mais de Vida Urbana