Igualdade racial

Prefeitura do Recife faz mapeamento de iniciativas de promoção à igualdade racial

Através de um formulário online, representantes da sociedade civil poderão compartilhar informações e somar esforços no combate ao racismo

Publicado em: 18/06/2024 22:12

Para realizar o mapeamento, foi desenvolvido um formulário detalhado a ser preenchido por representantes da sociedade civil  (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife.)
Para realizar o mapeamento, foi desenvolvido um formulário detalhado a ser preenchido por representantes da sociedade civil (Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife.)
A Gerência de Igualdade Racial (GERIR) da Prefeitura do Recife, em parceria com o Conselho Municipal da Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), lançou nesta terça-feira (18) o "Mapeamento da diversidade religiosa, segmentos étnicos-raciais e iniciativas de promoção a igualdade étnico racial".

Para realizar o mapeamento, foi desenvolvido um formulário detalhado a ser preenchido por representantes da sociedade civil que façam parte de iniciativas que contribuam com o combate ao racismo. O link para o formulário pode ser acessado aqui.

A equipe técnica da Gerência de Igualdade Racial vai realizar busca ativa e incentivar o público-alvo a disponibilizar as informações de forma simples, através do formulário online. 

"Este mapeamento tem o objetivo de identificar os agentes estratégicos que atuam nos diversos territórios, promovendo uma maior integração e colaboração entre as iniciativas desenvolvidas. As informações obtidas através do questionário são sigilosas e elas serão fundamentais para aprimorarmos e fortalecermos o trabalho realizado pela GERIR e Conselho, em parceria com a sociedade civil na luta contra o racismo", explicou a gerente de Igualdade Racial, Karina Oliveira.

Ainda de acordo com a gestora, o mapeamento constitui uma oportunidade de fortalecer conexões, conhecer e estabelecer colaborações significativas entre a Prefeitura do Recife, o Conselho e organizações da sociedade civil.

"Acredito que o mapeamento  contribuirá para aproximar, aprimorar e fortalecer o diálogo entre a sociedade e o trabalho realizado pela gestão. Isso vai nos ajudar a ampliar o olhar em relação a pensar, construir e executar políticas de igualdade racial mais efetivas no Recife", concluiu.

Dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, dos 1.488.920 habitantes do Recife, 182.546 se declaram pretos, o que equivale a 12,3% da população.

Além disso, a capital ocupa a 9ª colocação em número de pardos, com 722.555 pessoas (48,5% da população). Há 578.413 autodeclarados brancos (38,8%), 2.703 amarelos (0,2%) e 2.656 indígenas (0,2%). Ainda há 47 pessoas que tiveram cor/raça ignorada.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL