SERVIÇO

COP coordena serviços nos festejos juninos do Sítio da Trindade, no Recife

Segundo a gestão municipal, o COP vai funcionar presencialmente durante a festa para cuidar das ações da prefeitura

Publicado em: 12/06/2024 17:09

 (Foto: Edson Holando/PCR )
Foto: Edson Holando/PCR
 
A Prefeitura do Recife (PCR) anunciou, nesta quarta-feira (12), que os shows do ciclo junino no Sítio da Trindade, na Zona Norte da capital, terão o apoio do Centro de Operações do Recife (COP).  

Segundo a gestão municipal, o COP vai funcionar presencialmente durante a festa para cuidar das ações relativas ao planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos ao evento. 

O equipamento conta com a articulação de ações das cerca de 15 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. A programação do ciclo junino vai até o dia 30 de junho.

Ainda segundo a prefeitura, a equipe do COP estará presente no Sítio Trindade, numa sala equipada com câmeras, nas noites em que houver programação. 

“O objetivo é garantir que tudo funcione a contento durante o ciclo junino. “Esse formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais já deu certo no Réveillon e no Carnaval, e será replicado no São João”, afirma o chefe do COP, Anderson Soares. Os outros polos, situados na Avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, serão acompanhados permanentemente, de forma remota”, ressaltou a gestão municipal por meio de nota. 

De acordo com a prefeitura, diversos setores, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança Cidadã, Assistência Social, Controle Urbano, Saúde, Recentro, Turismo e Cultura, atuarão de forma integrada para acompanhar o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, às demandas que surgirem.

Sobre o COP

Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP usará ferramentas como o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos juninos.

O equipamento articula as ações das secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas. 

O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações. 

Festejos juninos do Recife

O ciclo junino do Recife acontece até o dia 30 de junho e será uma ode às mais autênticas e afetivas manifestações culturais do Nordeste, abrangendo todos os santos: Antônio, João e Pedro. Durante o período, a cidade será embalada ao som de forró pé de serra, coco, ciranda, xote, xaxado, baião, cavalo marinho, quadrilhas, desfiles de bandeiras, arrastão, Caminhada do Forró, procissão e o melhor da gastronomia profana e religiosa que o ciclo oferece, além de nomes consagrados como Anastácia, Cristina  Amaral, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Mestre Gennaro e Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho e Alceu Valença, além de Nádia Maia e Assisão, os homenageados da festa. Confira a programação dos três principais polos em https://bit.ly/RecifeJunino2024.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL