Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Secretários municipais de educação se reúnem no Recife para debater fortalecimento da gestão

Evento discute caminhos para o fortalecimento da gestão pública de ensino

Publicado em: 24/05/2024 19:26

A abertura está prevista para às 8h, no dia 27, com uma palestra do professor da Universidade Federal da Bahia que é referência em avaliação escolar (Foto: Divulgação)
A abertura está prevista para às 8h, no dia 27, com uma palestra do professor da Universidade Federal da Bahia que é referência em avaliação escolar (Foto: Divulgação)
A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE) vai promover, nos dias 27 e 28 de maio, um Fórum Extraordinário para debater o tema “Educação municipal pernambucana em tempos de desafios: caminhos para o fortalecimento da Gestão”. São esperados mais de 500 participantes, sendo 150 secretários municipais de educação.

A abertura está prevista para às 8h, no dia 27, com uma palestra do professor da Universidade Federal da Bahia que é referência em avaliação escolar, professor Cipriano Carlos Luckesi, que vai falar sobre os possíveis caminhos para os municípios percorrerem. 

A programação segue pela tarde com palestras e debates sobre Educação em Tempo Integral, com o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima; e apresentação da nova plataforma de prestação de contas BB Gestão Ágil, com o gerente-geral do Banco do Brasil em Pernambuco, Bruno Vieira da Cunha.

Já no dia 28, a programação conta com 3 mesas de debate: Educação do Campo nos municípios: desafios e perspectivas do Programa Escola da Terra; Concepções de Alfabetização: prática docente e gestão; Orientações para o planejamento das peças orçamentária; As limitações do período eleitoral e as condutas vedadas; e nova lei de licitações. 

Além disso, haverá o painel “Alteração Estatutária para adequação ao Estatuto da Undime Nacional”, com participação da professora Rosane Costa Secretária de Assuntos Jurídicos da Undime/PE, do professor Fernando Melo, vice-presidente da Undime/PE e de Marxwell Albuquerque, assessor da Undime/PE.

Para a presidente da entidade, a dirigente municipal de Igarassu, Andreika Asseker, o atual momento da educação pública pernambucana é primordial para a realização de um Fórum como este.

"O Fórum Extraordinário representa uma oportunidade essencial para unirmos forças e buscarmos soluções inovadoras para os desafios que a educação municipal enfrenta hoje. A participação expressiva dos secretários municipais reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria contínua da gestão pública de ensino em Pernambuco", declarou Andreika Asseker.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL