Diario de Pernambuco
Busca

SRAG

Mais 10 leitos de UTI pediátrica são abertos em Goiana para tratar SRAG

Desde janeiro deste ano, 2.613 pessoas já foram diagnosticadas com SRAG em Pernambuco

Publicado em: 20/05/2024 21:20

Os novos leitos fazem parte de uma estratégia que visa combater o período de sazonalidade  dos vírus respiratórios, que ocorre entre os meses de maio e agosto em Pernambuco (Foto: Maíra Arrais/SES)
Os novos leitos fazem parte de uma estratégia que visa combater o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que ocorre entre os meses de maio e agosto em Pernambuco (Foto: Maíra Arrais/SES)
Mais 10 novos leitos de Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) pediátrica, com perfil para atender pacientes infantis com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), passam a funcionar a partir desta terça-feira (21), no Hospital Memorial de Goiana (HMG), no município de Goiana, no Grande Recife. 

A abertura amplia a oferta de assistência na rede pública de saúde de Pernambuco gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A medida foi tomada após a alta de casos de crianças com SRAG. De acordo com a pasta, 2.613 pessoas já foram diagnosticadas com a doença este ano no estado e, até o dia 11 de maio, foram registradas 78 mortes.

Os novos leitos fazem parte de uma estratégia que visa combater o período de sazonalidade  dos vírus respiratórios, que ocorre entre os meses de maio e agosto em Pernambuco. A alta demanda dos leitos pediátricos deixa diversos pacientes à espera do tratamento e de fora das unidades de saúde.

Para a secretária executiva de Regulação em Saúde, Fabiana Emerenciano, esse é mais um  passo importante para viabilização de leitos de suporte avançado para o público pediátrico, a fim de garantir maior assistência às crianças.

“Estamos abrindo esses novos leitos de UTI pediátrica, em Goiana, para atender os pacientes que necessitam de suporte de UTI, nesta sazonalidade da pediatria. A partir de amanhã (21/05), começam a chegar as crianças para ocupar o espaço”, informa a secretária executiva Fabiana Emerenciano.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os leitos serão regulados pela Central de Regulação de Leitos de Pernambuco e podem ser ocupados por pacientes de todo o Estado. 

Para o diretor geral do HMG, Paulo Veloso, é de grande importância a abertura dos leitos. “Poder colaborar com o SUS nos enche de satisfação, por prestar junto ao Estado esse suporte na área de saúde mais necessitada neste momento e ofertar o melhor cuidado para a população mais carente", pontuou o médico Paulo Veloso.

Novos leitos

Durante uma audiência do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no dia 10 de maio, a Secretaria de Saúde anunciou a abertura de 18 novos leitos pediátricos, sendo 12 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis de enfermaria para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Os 18 leitos serão abertos na UTI pediátrica no Hospital Memorial de Jaboatão (10 leitos), na UTI pediátrica no Hospital Barão de Lucena, no Recife (2 leitos) e na enfermaria pediátrica no Hospital Geral de Areias, também no Recife, (6 leitos).

Estado de emergência

No dia 26 de abril deste ano, o Governo de Pernambuco declarou o estado de emergência em saúde pública por conta do alto índice de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica devido ao crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Para instaurar o estado de emergência, o decreto considerou “a necessidade  da  adoção  de  medidas  urgentes  voltadas  à  prevenção,  controle  e  ampliação  da  rede  de  atenção à saúde infantil”.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, até o dia 11 de maio (Semana Epidemiológica 19), foram notificados, ao todo, 2.383 casos de SRAG, sendo 762 em menores de 1 ano de idade, 360 casos em pacientes entre 1 e 2 anos de idade, 162 na faixa etária de 3 a 4 anos, 206 em idades de 5 a 9 anos, 84 casos entre 10 e 14 anos, e 809 notificações na faixa etária de pessoas a partir de 15 anos de idade. 

Tags: goiana | saúde | pernambuco | srag | leito |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL