Diario de Pernambuco
Busca

Desastres naturais

Lula da Fonte é relator na aprovação da MP que libera crédito de R$ 314 milhões para desastres naturais

A MP 1204/23 é fundamental para permitir que o governo responda rapidamente a fenômenos climáticos extremos

Publicado em: 21/05/2024 21:35 | Atualizado em: 21/05/2024 22:53

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 21 de maio, deputado federal Lula da Fonte, foi relator da Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara Federal que analisou e votou a Medida Provisória 1204/23, que libera crédito extraordinário, no valor de R$ 314 milhões, para a resposta a desastres naturais, como as enchentes que têm afetado o Rio Grande do Sul e a seca nos municípios do semiárido pernambucano.

Durante a sessão, o deputado Lula da Fonte destacou a importância do crédito para a atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em ações de defesa civil.

"O crédito é fundamental pela necessidade de atendimento rápido às populações – normalmente, famílias mais vulneráveis – afetadas pelos desastres naturais," afirmou o deputado Lula da Fonte, reforçando a urgência da medida para a proteção e suporte às comunidades atingidas.

A MP 1204/23 é fundamental para permitir que o governo responda rapidamente a fenômenos climáticos extremos. Esses eventos extremos forçam gestores públicos a decretarem situação de emergência e calamidade pública, exigindo recursos extraordinários para enfrentar os problemas e realizar ações de resposta e reconstrução da infraestrutura.

Com a aprovação pela CMO, a MP segue agora para análise pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

“A expectativa é que, uma vez aprovada em ambas as casas, a liberação dos recursos possibilite uma resposta mais eficaz e ágil às crises causadas pelos desastres naturais, beneficiando milhares de brasileiros em situação de risco”, finalizou o deputado.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL