Diario de Pernambuco
Busca

LITERATURA

Livro sobre a história de Pernambuco é lançado na APL

Publicada pela Cepe, obra conta com 12 textos de 13 diferentes autores pernambucanos que abordam desde a época colonial até a República

Publicado em: 22/05/2024 06:00

 (Capa do livro/Divulgação)
Capa do livro/Divulgação

Será lançado hoje, às 19 horas, na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças (Zona Norte do Recife), o livro Pernambuco: Uma perspectiva histórica, organizado pelo professor e pesquisador George Cabral e que reúne 12 textos inéditos de 13 autores pernambucanos que abordam fatos essenciais da época colonial, da fase do Império e do período da República. Na ocasião do lançamento, que tem entrada gratuita, a mesa será composta pelo organizador, pelo presidente da APL, Lourival de Holanda, pela presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Margarida Cantarelli, pela coordenadora da Pós-Graduação em História da UFPE, Marília Machel, e uma das autoras do livro, Mariana Dantas.


O trabalho começou a ser produzido em 2021, a partir da ideia de contar o processo histórico do estado e destacar todos os momentos em que ele foi vanguarda política e cultural, além polo econômico fundamental para o Brasil. O objetivo era um material que conseguisse fazer essa grande síntese e que partisse dos povos originários e conseguisse perpassar pelas nossas principais fases até chegar no período da República.


“Nosso critério foi convidar pesquisadores especializados em cada um desses períodos históricos, então reunimos doutores de grande estrada e outros que estão ingressando agora na docência, vinculados às instituições de ensino aqui do estado, e que tem grande profundidade nesse tema. Todos os textos lançam um olhar sobre Pernambuco muito de dentro e nossa intenção com isso era fugir de uma ideia secundarizada a que frequentemente os materiais didáticos nos relegam”, afirma George Cabral em entrevista ao Viver. “É muito importante para nós esse olhar contemporâneo sobre a nossa história, que tem uma abrangência que certamente não cabe num único volume, além de muito sujeitos históricos silenciados e eclipsados. Por isso que queremos trazer outros recortes mais adiante – sempre com esse olhar contemporâneo e original”, completa o organizador.


O título tem participação de Edson Silva e Mariana A. Dantas, Marcus Carvalho, Rômulo Xavier do Nascimento, Bruno Miranda, José Marcelo Marques, Flavio José Gomes Cabral, Severino Vicente da Silva, Rita de Cássia Barbosa de Araújo, Socorro Ferraz, Giselda Brito Silva e Pablo Francisco de Andrade Porfírio, além do próprio George Cabral.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL