Diario de Pernambuco
Busca

Furto

Lavanderia em Caruaru furtava energia suficiente para abastecer 430 casas por um mês

A lavanderia teve a energia cortada e a luz só será restabelecida após a negociação do débito

Publicado em: 20/05/2024 22:10

Uma inspeção feita por funcionários da Neoenergia confirmou que a lavanderia estava desviando energia, sem passar pela medição (Foto: Divulgação/Neoenergia)
Uma inspeção feita por funcionários da Neoenergia confirmou que a lavanderia estava desviando energia, sem passar pela medição (Foto: Divulgação/Neoenergia)
A lavanderia Maria do Carmo, localizada no bairro do Salgado, em Caruaru, foi flagrada pela Neoenergia Pernambuco furtando energia elétrica o suficiente para abastecer 430 residências durante 30 dias. A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da Neoenergia, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica do imóvel. 

Uma inspeção feita por funcionários da Neoenergia confirmou que a lavanderia estava desviando energia, sem passar pela medição. De acordo com a empresa de energia elétrica, o volume de energia recuperada com esta ação foi de mais de 48 mil kWh.

De acordo com a Neoenergia, toda a energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico. A lavanderia teve a energia elétrica cortada e a ligação só será feita quando houver negociação do débito.

"A atuação do núcleo de inteligência da Neoenergia Pernambuco foi decisiva para a identificação do desvio de energia no estabelecimento. Vale ressaltar aos clientes e frequentadores da lavanderia que irregularidades como essa prejudicam toda a sociedade e impactam diretamente no valor da conta de todos os consumidores de energia de Caruaru. Por isso, é importante denunciar e não ser conivente com esse tipo de ação criminosa", relata o supervisor da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

O crime de furto de energia elétrica está previsto no inciso 3º do artigo 155 do Código Penal e é entendido como gambiarra ou instalação elétrica diretamente ligada com a fonte de energia, sem passar pelo medidor ou contador de energia elétrica. 

Como denunciar furto de energia

Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, o cliente pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco por meio do 116 e fazer a denúncia. A identidade será mantida em sigilo. 

Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

Tags: energia | lavanderia | caruaru |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL