Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Governo do Estado apresenta cronograma das cirurgias de quadril de crianças com microcefalia causada pelo Zika

Pelo planejamento da pasta, em 12 meses, os pacientes vão passar pelo procedimento na rede própria e na contratualizada

Publicado em: 22/05/2024 22:35

 (Foto: Divulgação/SES)
Foto: Divulgação/SES

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) apresentou, nesta quarta-feira (22), o cronograma para realização das cirurgias de quadril das crianças diagnosticadas com microcefalia causada pelo Zika. 

Pelo planejamento da pasta, em 12 meses, os pacientes vão passar pelo procedimento na rede própria e na contratualizada. Durante o período, levando-se em consideração os números atuais, serão realizadas até 217 cirurgias, ofertadas de forma descentralizada em unidades de saúde do Recife, e das regiões do Agreste e Sertão do Estado. 

O encontro reuniu representantes da SES com integrantes da União de Mães e Anjos (UMA-PE) e parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alepe).

Segundo a SES, três crianças já foram operadas no Hospital Otávio de Freitas (HOF), neste mês de maio. A unidade hospitalar continua realizando o procedimento duas vezes por mês até agosto, quando o volume passa a ser maior, com a participação efetiva de outros serviços de saúde. 

Ainda segundo a pasta, o ritmo cadenciado, entre maio e julho, faz-se necessário em virtude da sazonalidade dos vírus respiratórios na infância, que tem sobrecarregado à rede pública de saúde, diminuindo a oferta de leitos de terapia intensiva, que são essenciais para a recuperação pós-cirúrgica das crianças com microcefalia.

"Esse cronograma se trata de um trabalho em equipe, porque na saúde ninguém faz nada sozinho. Eu estou muito satisfeita porque temos esse compromisso de cuidar das pessoas de forma ampla. Para podermos dar esse retorno, trabalhamos muito antes, agora e vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida dessas crianças", afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. 

Ainda segundo a gestora, "neste momento, temos que olhar para frente. E temos condição, até mesmo, de ampliar esse serviço, já que é uma necessidade antiga e temos que intervir de forma rápida para cuidar de todas elas", complementou Zilda. 

De acordo com a SES, para acompanhar os trabalhos, os representantes da UMA vão se reunir com os técnicos da secretaria todos os meses. Nestes encontros, vão ser avaliados os acertos e, em caso de erros ou alguma complicação fora do previsto, vão ser definidas, de forma coletiva, a pactuação de novas estratégias. 

Rizotomia e Escoliose 

Segundo a SES, o cronograma de assistência abrange outros dois procedimentos dedicados às crianças com microcefalia. A rizotomia dorsal seletiva (SDR) será ofertada numa frequência anual de 24 cirurgias por ano. 

“Trata-se de uma operação neurocirúrgica, que se baseia na redução da estimulação sensitiva periférica por meio da secção parcial das raízes dorsais dos nervos espinhais. Com relação às consultas ambulatoriais de escoliose, serão oferecidos 40 atendimentos mensais”, disse a SES por meio de nota. 

Comissão de Saúde 

Representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participaram da reunião os deputados estaduais Gilmar Júnior e Socorro Pimentel, integrantes da Comissão de Saúde da Alepe.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL