Diario de Pernambuco
Busca

Missão RS

Equipes da Defesa Civil e bombeiros de Pernambuco chegam ao Rio Grande do Sul

Após cinco dias de viagem, por via terrestre, os pernambucanos chegam em terras gaúchas para reforçar operações de resgates

Publicado em: 14/05/2024 20:15 | Atualizado em: 14/05/2024 20:25

Para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco esta é a maior mobilização com pessoal e equipamentos para apoiar outro Estado que sofre com catástrofes naturais (Foto: Divulgação)
Para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco esta é a maior mobilização com pessoal e equipamentos para apoiar outro Estado que sofre com catástrofes naturais (Foto: Divulgação)
Os quatro agentes da Defesa Civil e 21 bombeiros militares de Pernambuco enviados para atuar nas enchentes do Rio Grande do Sul chegaram nesta terça-feira (14) ao estado atingido pelas fortes chuvas. Eles viajaram por terra durante quatro dias para cumprir a Missão PE/RS.

Os servidores possuem expertises específicas em desastres, resgates, busca, salvamento e sistemas de monitoramento e vão se integrar com as demais Forças de Segurança que estão voluntariamente no Sul do país. Além disso, dois cães farejadores foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar a encontrar vítimas.

Para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco esta é a maior mobilização com pessoal e equipamentos para apoiar outro Estado que sofre com catástrofes naturais. 

Durante a viagem para o estado sulista, a equipe pernambucana recebeu apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, na cidade de Franco da Rocha, e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na cidade de Içara.

“Toda a cooperação encontrada durante o trajeto, seja nos Corpos de Bombeiros, seja no contato com a população que nos aborda na rua festejando a nossa chegada, tem aumentado ainda mais a nossa vontade de fazer o melhor para o povo gaúcho", ressaltou o major BM André

O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado, capitão BM Marco Filipo disse que a equipe está pronta para receber nesta quarta-feira (15) a missão onde vai atuar. 

"Passamos por trânsitos pesados, muito sol, chuvas, nevoeiros, e temperaturas frias no Sudeste e Sul do país. Fizemos 10 paradas (abastecimento) ao longo do percurso, totalizando aproximadamente 3.877 km", afirmou capitão Filipo.

Atuação

Os militares do CBMPE integrantes da Missão PE/RS já foram designados, pelo comando da operação no Rio Grande do Sul, para atuar na região de Lajeado, distante de Porto Alegre em torno de 120km. 

O efetivo irá se deslocar ainda no dia de hoje e iniciará os trabalhos nesta quarta-feira. A missão no local será realizar as buscas por 39 pessoas desaparecidas, decorrente de deslizamentos de barreiras.

Cenário

De acordo com o boletim divulgado neste domingo (12) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, subiu para 143 o número de pessoas mortas por conta das enchentes recentes que afetaram 446 municípios gaúchos.

Até o momento 76.399 pessoas e 10.555 animais foram resgatados. As equipes de resgate no RS somam 27.589 pessoas, com auxílio de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL