Diario de Pernambuco
Busca

Assistência social

CRAS Dois Irmãos é inaugurado no Recife em novo local

Com 427 m², o novo CRAS do bairro funciona agora na Rua Coronel Silvestre Bastos, 20, perto do viaduto de Dois Irmãos

Publicado em: 29/05/2024 21:21 | Atualizado em: 29/05/2024 22:41

O ambiente conta com 427 m² para a realização das atividades de assistência social, enquanto a unidade anterior tinha 118 m² (Foto: Wagner Ramos/PCR)
O ambiente conta com 427 m² para a realização das atividades de assistência social, enquanto a unidade anterior tinha 118 m² (Foto: Wagner Ramos/PCR)
O novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dois Irmãos foi inaugurado nesta quarta-feira (29) pela Prefeitura do Recife. O espaço agora funciona na Rua Coronel Silvestre Bastos, no bairro de mesmo nome, próximo ao viaduto. 

A inauguração contou com a apresentação do Maracatu Nação Tupinambá, do Córrego do Jenipapo, um momento de falas institucionais e lanche. Participaram do evento famílias usuárias dos serviços da unidade e profissionais da Secretaria Executiva de Assistência Social.

Novo espaço
 (Foto: Wagner Ramos/PCR)
Foto: Wagner Ramos/PCR

O ambiente conta com 427 m² para a realização das atividades de assistência social, enquanto a unidade anterior tinha 118 m². O novo espaço é composto por três salas multiuso (para reuniões e atividades em grupo), duas salas para atendimentos particularizados, uma sala para a equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e uma sala para a equipe de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para a de Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Além disso, há uma sala de coordenação e administração, uma copa, uma despensa, um hall e cinco banheiros no local. 

De acordo com a gestão municipal, a equipe é composta por três assistentes sociais, dois arte-educadores, dois educadores sociais, dois agentes administrativos e três agentes sociais que trabalham exclusivamente com o Cadastro Único, um porteiro e um auxiliar de serviços gerais.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, cada CRAS acompanha cerca de mil famílias, ao longo de um ano, em projetos diversos. 

"A ideia é humanizar o atendimento, tanto para o usuário, mas também para o servidor. Agora a gente tem atendimento em salas de atendimento particularizado, tem salas de convivência também. O CRAS Dois Irmãos oferece uma sala específica para cada equipe técnica. Então, a gente está qualificando o serviço para melhorar o atendimento ao usuário, mas também para que o profissional consiga fazer um bom trabalho", explicou ela.

"Hoje a gente proporciona à equipe uma casa que dá mais condição de trabalho, porque tem mais salas, tem mais espaço para o desenvolvimento das atividades. E, para o usuário, a gente vai ter melhor qualidade no acolhimento", disse a chefe de setor do CRAS Dois Irmãos, Cláudia Braga.

"Eu sou acompanhada pelo CRAS Dois Irmãos há dois anos. Me ajudam muito, em questões de justiça, de saúde, de tudo. Também recebo uma feirinha básica que me ajuda. As pessoas aqui trabalham com amor de verdade, não é em todo lugar que a gente sente isso. A assistente social daqui me orienta sobre tudo, sobre carteirinha do idoso, por exemplo. Essa nova casa foi uma benção de Deus, tem muito espaço, dá até para vir com criança", disse a dona de casa Cilene da Silva, 60 anos, moradora do bairro Macaxeira

CRAS 

Os CRAS são a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Recife conta com 14 equipamentos do tipo, que são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS tem a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. 

O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Tags: dois irmãos | cras | recife |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL