Diario de Pernambuco
Busca

FAIXA DE GAZA

Cerca de 100 caminhões de ajuda humanitária chegaram a Gaza pelo cais americano, diz ONU

Nos primeiros dias de entregas, pessoas retiraram os mantimentos de alguns caminhões que estavam a caminho dos armazéns
Por: AFP

Publicado em: 24/05/2024 19:09

Píer começou a funcionar em 17 de maio (foto: Israeli Army / AFP)
Píer começou a funcionar em 17 de maio (foto: Israeli Army / AFP)

O píer temporário construído pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza permitiu a entrega de 97 caminhões de ajuda humanitária desde que começaram as operações há uma semana, disse, nesta sexta-feira (24), o porta-voz principal das Nações Unidas(ONU), Stéphane Dujarric, ao ressaltar que houve um "começo acidentado".  

 

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidos "entregou 97 caminhões desde que o píer flutuante entrou em funcionamento", em 17 de maio, disse aos jornalistas, Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres. 

 

O presidente americano, Joe Biden, disse em março que a estrutura temporária seria construída para atenuar as restrições impostas por Israel ao envio de assistência básica por terra à Faixa de Gaza, devastada pelo conflito instaurado após o ataque do grupo islamita palestino Hamas em 7 de outubro de 2023.

 

Nos primeiros dias de entregas, pessoas retiraram os mantimentos de alguns caminhões que estavam a caminho dos armazéns. 

 

"Havia alguns caminhões em que as pessoas, como dizemos, distribuíam [os donativos] entre si, mas os caminhões conseguiram fazê-lo", detalhou Dujarric. 

 

"Depois de um começo acidentado, a situação se estabilizou (...) O que queremos ver, como temos falado, é que chegue ajuda maciça por vias terrestres", enfatizou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL