Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Católicos visitam relíquia do beato e futuro santo italiano Carlo Acutis, neste domingo (26)

A relíquia de primeiro grau, contendo os fios de cabelo do "padroeiro da internet", atraiu fiéis à Paróquia São João Paulo II, na sede da Obra de Maria, em São Lourenço da Mata

Publicado em: 26/05/2024 13:29 | Atualizado em: 26/05/2024 18:36

A relíquia vai seguir para outras paróquias de cidades próximas como Vitória de Santo Antão, mas na próxima quinta-feira (30) as visitas serão retomadas na sede da Obra de Maria (Foto: Cortesia)
A relíquia vai seguir para outras paróquias de cidades próximas como Vitória de Santo Antão, mas na próxima quinta-feira (30) as visitas serão retomadas na sede da Obra de Maria (Foto: Cortesia)
Os católicos visitaram, na manhã deste domingo (26), a relíquia do beato e futuro santo Carlo Acutis, na sede da Comunidade Obra de Maria, na Paróquia São João Paulo II, em São Lourenço da Mata. 

Conhecido mundialmente como o “padroeiro da Internet”, o beato Carlo Acutis será santo. A autorização foi dada pelo Papa Francisco, em decreto publicado na última quinta-feira (23), com o reconhecimento de um milagre atribuído ao beato. Com isso, o beato italiano será canonizado e passará a ser considerado santo.

Com a chegada da relíquia à Pernambuco, a notícia atraiu fiéis para a programação de uma série de atividades, que se iniciaram na última quinta-feira (23), com a abertura da visitação à relíquia do beato e a “Noite da Juventude” e o Momento Mariano, seguida por uma missa de Veneração da Relíquia no sábado (25). 

A visitação, aberta ao público, se estendeu até as 12h deste domingo (26), na Paróquia São João Paulo II. A relíquia vai seguir para outras paróquias de cidades próximas como Vitória de Santo Antão, mas na próxima quinta-feira (30), as visitas serão retomadas na sede da Obra de Maria.

A relíquia de primeiro grau, contendo os fios de cabelo do jovem, foi doada pela mãe do beato, Antônia Acutis, aos fundadores da Obra e Maria.

Quem foi Carlo Acutis?

O beato Carlos Acutis ficou conhecido mundialmente como “padroeiro da internet”, pois registrava milagres eucarísticos e aparições da Virgem Maria em diversos locais do mundo em suas redes sociais e em um site criado por ele.
Especialista em computação, Acutis faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. O processo de beatificação do adolescente teve início em 2010, mas apenas em 2020 ele foi beatificado pela Igreja Católica. 

O milagre relacionado a Carlo Acutis, que representou um dos pilares para o reconhecimento da sua beatificação, aconteceu no Brasil em 2010, quando um menino de 7 anos, com um quadro raro de tumor no pâncreas, foi curado, após o avô tocar as roupas de Carlo Acutis, em uma paróquia em Campo Grande (MS), e pedir pela cura do neto. Já no segundo milagre, ele curou uma jovem costa-riquenha vítima de um grave acidente de bicicleta, após a sua mãe rezar em frente ao túmulo de Acutis, em Assis, na Itália. 
 
Canonização
 
Para que a Igreja Católica considere alguém como santo é necessário o reconhecimento de pelo menos dois milagres após a morte do candidato a santo. 

Na primeira etapa do processo de canonização, se abre um causa e um responsável para acompanhar o processo é nomeado. Após essa fase, a fama da santidade do candidato é investigada. Com a comprovação do primeiro milagre, o candidato a santo é beatificado. Já após a comprovação do segundo, realizado após a beatificação, o candidato é canonizado e reconhecido como santo.
Tags: | católicos | religião |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL