Diario de Pernambuco
Busca

Novidade

Ativa Pernambuco: lançado programa estadual para incentivar prática de atividades físicas

Iniciativa será desenvolvida em colaboração com municípios, alcançando todas as regiões do Estado

Publicado em: 25/05/2024 18:54 | Atualizado em: 25/05/2024 19:02

Governadora lançou programa e conferiu corrida  (Foto: Governo do Estado)
Governadora lançou programa e conferiu corrida (Foto: Governo do Estado)
O Governo do Estado lançou, neste sábado (25), na Arena de Pernambuco, no Grande Recife, o Programa Ativa Pernambuco.
 
A ideia é incentivar a prática de atividades físicas e os cuidados com a saúde. 
 
A iniciativa vai ser realizada no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de ações promovidas pelos municípios de todas as regiões do Estado. 
 
O evento contou com a participação da governadora Raquel Lyra (PSDB). 
 
Em seguida, foi lançado  o Circuito Ativa PE, na área externa da Arena, para dar o pontapé inicial ao programa. 
 
A governadora explicou que o programa será executado em regime de colaboração com os municípios. 
 
“Mais de 130 municípios já aderiram ao Programa Ativa Pernambuco, no qual a gente vai dar equipamentos e também um apoio para permitir que os núcleos de saúde da família tenham práticas esportivas e atividades físicas, beneficiando todas as idades, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que precisam de muitos estímulos para manter uma vida saudável”, ressaltou a governadora.
Como será

O projeto vai ser implementado a partir dos estabelecimentos de saúde cadastrados pelos municípios e aceitos pelo programa, sob a coordenação das secretarias de Saúde e Educação e Esportes de Pernambuco. 
 
Os locais credenciados serão chamados de Núcleos Ativa Pernambuco (NAPs), incentivando a inserção da atividade física na rotina da população, por meio das estratégias de promoção da saúde na região. 

"É inegável que o esporte e a atividade física são importantes fisiologicamente, psicologicamente e socialmente. E o Ativa Pernambuco surge justamente para ter iniciativas voltadas ao incentivo da atividade física para a população de uma maneira gratuita, com muita qualidade”, registrou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

As atividades serão desenvolvidas por um profissional de educação física e fortalecidas pelos profissionais das equipes multidisciplinares da rede de atenção básica do Estado. Elas serão programadas a partir da peculiaridade e característica de cada município, abrangendo distintas práticas como ginástica, zumba, musculação e treinamento funcional.
 
Saúde
 
A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a prática de exercícios tem relação direta na qualidade de vida das pessoas. “É importante que a gente siga criando a cultura da atividade física, porque isso tem um impacto enorme na saúde. Hoje a gente tem uma grande parceria em Pernambuco inteiro, mais de 130 municípios, 260 núcleos já instalados, onde a gente pode ver a atividade física sendo colocada em prática em cada cantinho, inclusive nas unidades básicas de saúde”, destacou a secretária.

As atividades promovidas pelo município devem ter, no mínimo, três turnos diários de exercícios, totalizando 40 horas semanais. As aulas devem atender públicos de várias idades de acordo com a necessidade dos moradores da região. 
 
Eixos
 
As cidades integrantes deverão contemplar os eixos de trabalho apresentados pelo programa, que vai atender crianças e adultos, de 11 a 59 anos, e se estende para idosos, pessoas gestantes e pós-parto, além de pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas. 

Até o momento, 138 cidades se inscreveram, totalizando 275 solicitações de núcleos. Essas inscrições serão analisadas até o dia 1° de junho. Em seguida, os municípios considerados aptos serão homologados e poderão receber oficialmente os núcleos do Ativa Pernambuco.

Congresso 

Congresso foi realizado no Grande Recife  (Foto: Governo do Estado)
Congresso foi realizado no Grande Recife (Foto: Governo do Estado)
Antes do lançamento do Programa Ativa Pernambuco, a governadora participou do encerramento da segunda edição do Congresso Pernambucano de Esporte, que reuniu atletas, técnicos e entusiastas do esporte.
 
O evento promoveu exposições, discussões e compartilhamento de conhecimentos sobre diferentes áreas e possibilidades de práticas e intervenções para os mais distintos ambientes relacionados à educação física e ao esporte.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL