Educação

Professores da rede estadual realizam ato público por melhores salários e condições de trabalho

A manifestação aconteceu nesta quinta (18), na Praça do Derby, no Centro do Recife

Publicado em: 18/04/2024 10:54 | Atualizado em: 18/04/2024 10:59

Professores participaram de ato no Recife  (Foto: Marina Torres/DP)
Professores participaram de ato no Recife (Foto: Marina Torres/DP)
Professores Estaduais ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) se reuniram hoje (18) na praça do Derby, num ato público iniciado às 10h.

A concentração fez parte do projeto de reivindicações de direitos por parte da categoria, que negocia com o Estado de Pernambuco desde o último mês, mas ainda não está satisfeita com as propostas do governo.
 
O ato foi pacífico e não interferiu no fluxo de trânsito, os manifestantes distribuíram panfletos na praça do Derby.
 
Por causa do ato, escolas não tiveram aula nesta quinta. 
 
Dentre as mais de 40 reivindicações, as principais condensadas para divulgação são: 

A valorização profissional: piso salarial com repercussão na carreira da educação, e reformulação do plano de cargos e carreiras par valorizar os professores e profissionais da educação.

Convocação dos concursados:
 
De acordo com a Sintepe, há a necessidade do aumento do número professores e trabalhadores em educação concursados dentro das escolas estaduais, para melhor funcionamento da educação.

Democracia nas escolas: o sindicato exige eleições para diretores das escolas, para maior participação nas atividades.

Implantação de ar-condicionado: com os recentes aumentos nas temperaturas, o calor nas salas é muito potencializado pelos materiais de construção das salas de aula.
 
Segundo a presidente do sintepe, Ivete caetano, muitos alunos e professores têm passado mal com o calor intenso nas escolas.

Merendas de qualidade: segundo Ivete Caetano, presidente da Sintepe, alunos estão sem conseguir ingerir a quantidade necessária de alimento, por uma demanda que não contempla a quantidade de estudantes. A qualidade também é ponto de contestação.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL