Diario de Pernambuco
Busca

Violência

Pernambuco tem redução de 11,67% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio

Percentual é relativo ao primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023

Publicado em: 15/04/2024 21:13 | Atualizado em: 15/04/2024 22:18

Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
Pernambuco apresentou uma redução na taxa de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve uma queda de 11,67% deste tipo de crime na comparação dos primeiros três meses de 2024 (11.466 casos) com o mesmo período de 2023 (12.981 casos). 
 
São tipos de crimes contra o patrimônio: roubo, extorsão mediante sequestro e roubo com restrição da liberdade da vítima. Esses crimes são caracterizados pela apropriação indevida subtração, danificação, destruição ou obtenção ilícita de benefícios em relação a bens materiais.

De acordo com a pasta, no mês de março, o Estado teve uma redução de 19,2% neste tipo de crime em relação ao mesmo período de 2023, o que significa o melhor resultado dos meses de março dos últimos 10 anos. 

Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança para debater sobre ações que devem ser realizadas para alcançar redução na violência. 

Na reunião, também estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

"Estamos trabalhando para buscar a redução dos crimes no Estado. Esse resultado da diminuição dos crimes contra o patrimônio reforça que estamos, em conjunto com todas as forças operativas, dando prioridade à segurança pública. Estamos também integrando as secretarias nessas reuniões semanais para trabalhar junto aos municípios a prevenção à violência, junto aos apenados e suas famílias, a questão de profissionalização, a política sobre drogas e outras ações", destacou Raquel Lyra.

Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, Pernambuco registrou uma média diária de 128 Crimes Violentos contra o Patrimônio, totalizando 7.738 casos. Em janeiro foram contabilizadas 3.972 ocorrências e, em fevereiro, 3.766 casos.

Feminicídio

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, Pernambuco registrou uma redução de 40% no número de feminicídios em março.

"Importante ressaltar o monitoramento constante da inteligência e o trabalho integrado das polícias com órgãos parceiros no combate a criminalidade", afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Um levantamento feito pela SDS no início do ano revelou que Pernambuco ocupa o primeiro lugar no ranking desse tipo de crime no Nordeste. Foram 92 casos, sendo 34,38% com arma branca e 62 casos cometidos por parceiros ou ex-parceiros. 
 
O Estado também registrou 319 casos de violência contra as mulheres e  um aumento de 41,78% em um ano. Houve, ainda, o maior número de vítimas de feminicídio da região mortas com armas de fogo (28 registros).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL