Diario de Pernambuco
Busca

Recife

Ossadas são encontradas no Mercado São José; prefeitura mantém obras

O Iphan foi informado sobre o material arqueológico na segunda-feira (8)

Publicado em: 11/04/2024 16:34 | Atualizado em: 11/04/2024 18:10

O Mercado de São José foi inaugurado em 1875 e é o mais antigo do Brasil (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
O Mercado de São José foi inaugurado em 1875 e é o mais antigo do Brasil (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

Durante as obras de requalificação do Mercado de São José, no Centro do Recife, trabalhadores encontraram quatro ossadas humanas entre os dias 13 e 22 de março. Mesmo com o achado arqueológico, as obras realizadas pela prefeitura da capital continuam em andamento.

A ossada foi encontrada durante uma escavação das obras, que pretendem fazer uma redução do mezanino do mercado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi informado sobre o material arqueológico pela Associação dos Permissionários do Mercado de São José (AMSJ) na segunda-feira (8).

Por meio de nota, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) informou que as ossadas foram identificadas em dois pontos do mercado e que estas áreas foram isoladas “para garantir a proteção do material”.

“O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi acionado pela URB para avaliar o caso e recomendou que seja realizada uma pesquisa arqueológica. No momento, a URB está realizando o processo de contratação de empresa especializada para fazer o estudo”, completou a nota.

De acordo com o Iphan, "as obras foram paralisadas apenas no local da identificação dos enterramentos e na porção que ainda precisa ser escavada. Foi acordado entre IPHAN-PE e URB-Recife uma reorganização no cronograma da obra para que atividades que não necessitassem de escavações fossem realizadas até a contratação da equipe de arqueologia. Dessa forma, ficou definido entre as duas instituições a continuação da obra em setores tais como: fachada, telhado e a colocação das fiações elétricas no corredor central".
 
O instituto aindsa destacou que "as medidas foram tomadas com o objetivo de que o cronograma da obra não atrase, uma vez que o Instituto reconhece não só a importância histórico-cultural do Mercado São José, mas também a sua relevância para a economia do centro do Recife".

Obras no Mercado São José

O trabalho de requalificação do Mercado de São José foi iniciado em janeiro deste ano e está sendo realizado em etapas. Na época, a Prefeitura do Recife informou que vai investir na requalificação do local  para garantir o restauro e a preservação do equipamento, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da melhoria de suas instalações, o projeto tem como objetivo resguardar a memória e a história do Recife e reforçar sua importância como parte integrante do dia a dia dos recifenses, além de trazer mais investimentos e visibilidade como ponto turístico da cidade.

As obras são de responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife, que reforma os 403 boxes do mercado, banheiro e restaura os elementos de ferro, vidro e madeira. O investimento é de R$ 22 milhões.

O Mercado de São José foi inaugurado em 1875 e é o mais antigo do Brasil, sendo um dos monumentos pernambucanos tombado pelo Patrimônio Histórico.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL