Ensino Superior

Curso de medicina da Afya Jaboatão prioriza a formação de médicos com excelência e humanização

A humanização é trabalhada em todo o curso em atividades curriculares e extracurriculares. A extensão curricular, por exemplo, já iniciada logo no primeiro período do curso.

Publicado em: 25/04/2024 08:30 | Atualizado em: 24/04/2024 16:41

Afya Jaboatão vem mudando a formação de novos médicos em Pernambuco (Rafael Vieira/DP)
Afya Jaboatão vem mudando a formação de novos médicos em Pernambuco (Rafael Vieira/DP)
 
 
A Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes, Afya Jaboatão, vem mudando positivamente a formação de novos médicos em Pernambuco. A prioridade é formar profissionais com excelência e humanização. Esses princípios são trabalhados na matriz curricular do curso de medicina, desde o primeiro período, na teoria e na prática, assim como nos projetos de Pesquisas e Extensão, internacionalização, responsabilidade social, inovação e tecnologias educacionais. 
 
Saiba mais
 
“O curso de medicina, na maioria das vezes, é o sonho de pessoas que desejam e/ou possuem vocação em cuidar e tratar outras pessoas. Um dos grandes diferenciais da Afya é um corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores, além de médicos que são referência na área. Por isso, estamos formando  uma nova geração de médicos preparados para o mercado de trabalho”, explica a coordenadora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, Evelyne Solidônio.
 
Porém, antes mesmo de formar médicos, a unidade já está impactando positivamente na rede de saúde de Jaboatão com atividades práticas realizadas nos projetos de extensão, que fazem parte da grade curricular obrigatória do curso de medicina, desde o primeiro período. O projeto faz parte da responsabilidade social abraçada pela faculdade e vai além da oferta de ensino, tecnologias de aprendizagem ou o exercício da profissão. 
 
Auxiliando a pedagogia inovadora,  a Afya também conta com laboratórios preparados para aulas práticas e inovadoras (Rafael Vieira/DP)
Auxiliando a pedagogia inovadora, a Afya também conta com laboratórios preparados para aulas práticas e inovadoras (Rafael Vieira/DP)
 
 
“Os alunos participam de projetos de extensão curriculares e extracurriculares. Já no início do curso, a extensão trata a saúde e bem-estar, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Nesse trabalho inicial, eles visitam as comunidades do nosso entorno e Unidades Básicas de Saúde (UBS), percebem o cenário, voltam para a instituição e discutem com os colegas e o corpo docente quais as melhores intervenções para as situações encontradas. Depois, eles voltam com a proposta de intervenção para solucionar os problemas diagnosticados naquele local”, detalha a coordenadora.
 
Ao longo dos semestres, as visitas são direcionadas de acordo com as especialidades: mulheres, idosos, crianças, entre outros. Além da experiência e do aprendizado humanizado na prática, essas atividades servem para construir o currículo acadêmico dos estudantes, o que facilita na hora de entrar em um programa de residência na área escolhida após o fim do curso. 
 
Outro objetivo da Afya é a formação profissional alinhada com as demandas globais. “Promovemos eventos de internacionalização e temos salas apenas para alunos de medicina do Brasil, Estados Unidos, Canadá e África do Sul conversarem e compartilharem as experiências dos seus cursos em cada país. Como prática da Afya, também é possível os estudantes conhecerem outras instituições da Afya em outros estados do país e a chance de conhecer o curso de medicina em outros países”, afirma Evelyne.

Auxiliando a pedagogia inovadora e um corpo docente formado por professores da área da saúde e por médicos que atuam há anos no mercado de trabalho, a Afya também conta com laboratórios com softwares desenvolvidos especialmente para a prática médica e outras tecnologias atualizadas para o ensino em saúde.

A faculdade prioriza um currículo completo, abordando legislação, humanização, excelência e a capacitação dos profissionais para o uso de novas tecnologias no ramo da saúde. Como responsabilidade social, contribui para campanhas de arrecadação, promoção do bem-estar e saúde, educação e conscientização ambiental, e campanhas de diversidade e inclusão. 
 
Vestibular 
A faculdade prioriza um currículo completo, abordando legislação, humanização e excelência (Rafael Vieira/DP)
A faculdade prioriza um currículo completo, abordando legislação, humanização e excelência (Rafael Vieira/DP)
 
 
A Afya Jaboatão está com inscrições abertas para o vestibular de medicina. Ao total, estão sendo disponibilizadas 98 vagas nas modalidades: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até 4 de maio, prova on-line, com inscrições até 11 de maio, e portador de diploma. As provas, para os candidatos que escolheram a opção “prova on-line”, serão realizadas em 19 de maio (domingo).

O edital do vestibular e as inscrições estão disponíveis no site da Afya: https://facamedicina.afya.com.br/ 
Tags: jaboatao | afya | medicina | afya |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL