Diario de Pernambuco
Busca

Programação religiosa

Semana Santa: confira programação das missas na Região Metropolitana

Período do ano é o mais aguardado pelos católicos de todo o mundo

Publicado em: 20/03/2024 16:46

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa (dia que Jesus foi crucificado) e termina no Domingo de Páscoa (Foto: Divulgação)
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa (dia que Jesus foi crucificado) e termina no Domingo de Páscoa (Foto: Divulgação)

A Semana Santa terá início neste domingo (24) e católicos de todo o mundo celebram a Paixão de Cristo. No Recife e em Olinda, 150 paróquias da Arquidiocese vão realizar missas durante este período, que é o mais aguardado do ano pelos católicos.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa (dia que Jesus foi crucificado) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Neste período, a Igreja Católica também celebra os mistérios da salvação. 

No Domingo de Ramos, celebra-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi recebido com alegria pelo povo, que o aclamou agitando palmeiras e gritando “Hosana ao filho de Davi!”. Nesta data, os católicos promovem a Missa de Ramos pelas ruas das cidades.

A Segunda-feira Santa vem antes de um dos momentos mais relevantes da Semana e é marcada por ser uma data de preparação para a Paixão de Cristo. Este dia é lembrado como a limpeza do Templo, quando Jesus expulsou os mascates e os compradores do Templo de Jerusalém.

Na Terça-feira Santa, Jesus voltou para Jerusalém e foi questionado por autoridades religiosas do templo por se colocar como uma autoridade espiritual. Neste dia, Cristo chegou a ser alvo de uma emboscada para prendê-lo. No final do dia, Jesus foi ao Monte das Oliveiras e profetizou sobre o Juízo Final.

A Quarta-feira Santa é marcada pela Procissão do Encontro, que remete ao encontro entre Jesus e sua mãe Maria durante a Via Sacra. A Bíblia não deixa explícito o que Jesus fez neste dia.

Na Quinta-feira Santa foi realizada a Última Ceia, quando Jesus comemorou a Páscoa Judaica. É nesta data em que a Quaresma se encerra e celebra-se o Tríduo Pascal. Neste dia, os católicos participam do Lava-Pés em referência a quando Jesus lavou os pés de seus discípulos para lavar os pecados.

Na Sexta-feira Santa é lembrado o dia em que Jesus foi julgado, condenado e morto. Neste dia, os cristãos lembram do amor icondicional de Cristo e focam na oração e no jejum.

O Sábado Santo ou Sábado de Aleluia é o dia em que Jesus Cristo jaz em seu túmulo. Durante o dia os religiosos oram e meditam à espera da ressurreição de Cristo. Na parte da noite ocorre a Vigília Pascal, quando celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo.

No Domingo de Páscoa os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus. De acordo com a Bíblia, neste dia Jesus fez cinco aparições para seus discípulos e Maria Madalena.

Programação da Semana Santa

Em Olinda, as celebrações serão realizadas durante toda a semana na igreja catedral, localizada no Alto da Sé. A exceção é a tarde da Quinta-feira Santa, quando a celebração será feita na igreja da Madre de Deus, no Recife.

Confira a programação do Recife, Olinda, Igarassu e Paulista:

Olinda:

No Domingo de Ramos (24), dom Paulo Jackson faz a tradicional bênção dos ramos, às 8h na igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, capela da Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, em Olinda. Em seguida, segue em procissão com os fiéis em direção à Catedral do Santíssimo Salvador, para presidir a celebração eucarística às 9 horas, popularmente chamada de Missa de Ramos.

Na Quinta-Feira Santa (28), a Missa do Crisma será celebrada às 9h, na catedral, com presença de cerca de 200 sacerdotes. Na missa, são abençoados e consagrados os óleos que serão utilizados nos sacramentos da Igreja durante todo o ano. À tarde, a celebração da Missa da Ceia do Senhor acontecerá na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo, às 17h. A missa lembra a instituição da Eucaristia, quando Jesus ofereceu pão e vinho a seus discípulos. O rito do Lava-Pés será realizado durante a celebração da missa, lembrando que Jesus não veio ao mundo para ser servido, mas para servir.

Na Sexta-Feira Santa (29), o bispo preside o rito de adoração à Santa Cruz às 15 horas na catedral – horário em que Jesus morreu. Os fiéis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

No Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18h na catedral. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada.

No Domingo de Páscoa (31), o arcebispo celebra a Santa Missa da Páscoa também na catedral, às 9h. 

Domingo de Ramos nas paróquias:

  • Igarassu:

Paróquia dos Santos Cosme e Damião
Procissão Saindo do Convento Santo Antônio seguindo para a Matriz dos Santos Cosme e Damião, onde será celebrada a missa.
Missa às 07h e às 19h, presididas pelo padre Josivan Bezerra

  • Recife:

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Praça de Casa Forte
Sábado, dia 23, às 16h50, benção dos ramos no salão paroquial (Praça de Casa Forte, 412) e procissão em direção à matriz de Casa Forte.
Domingo, dia 24, bênção dos ramos e missa na matriz às 8h, 11h, 17h* e 19h.
Obs: haverá procissão apenas na missa das 17h (bênção dos ramos às 16h50, com procissão saindo do salão paroquial para a matriz)

Paróquia São Sebastião – Vasco da Gama
Santa Missa de Ramos às 8h
Procissão de Ramos saindo às 17h do Largo Dom Luiz – próximo à subida do Morro da Conceição, em direção à igreja matriz (Rua Vasco da Gama, 503, Vasco da Gama)
Missa às 18h presidida por Pe. Paulo Dutra

  • Paulista:

Paróquia São Francisco de Assis – Vila Torres Galvão
Procissão às 7h saindo da Praça Ayrton Sena (Rua Matias de Albuquerque) em direção à matriz de São Francisco (Rua Pedro Américo N° 56 – Vila Torres Galvão).
Missa às 8h presidida por Monsenhor Osvaldo Lopes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL