Diario de Pernambuco
Busca

GUERRA

Rússia assegura que não vai atacar a Europa e países da OTAN

Vladimir Putin classificou como um "absurdo" dizer que Moscou se prepara para atacar a Europa e negou qualquer ameaça ao Ocidente

Publicado em: 28/03/2024 13:18

Vladimir Putin, presidente da Rússia (Foto: Kremlin.ru / AFP)
Vladimir Putin, presidente da Rússia (Foto: Kremlin.ru / AFP)
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia não planeja atacar qualquer país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), nem tem como alvo a Polônia, a República Tcheca ou países bálticos. 
 
Putin classificou como um "absurdo" dizer que Moscou se prepara para atacar a Europa, após a invasão da Ucrânia e negou qualquer ameaça ao Ocidente. “Não temos intenções de atacar estes Estados. A ideia de que atacaremos algum outro país, a Polônia, os Estados Bálticos e os checos também estão assustados, é um completo absurdo. É apenas um absurdo. As declarações sobre a ameaça russa à Europa são simples delírios”, destacou.
 
No entanto, afirmou que se as forças ucranianas receberem caças F-16 estes serão abatidos pelas forças russas. “Serão considerados alvos legítimos, independentemente de onde operem, embora considere que estas aeronaves não mudam a situação das forças ucranianas. Se fornecerem F-16, e anunciarem isso e aparentemente treinar pilotos, isso não mudará a situação no campo de batalha. Destruiremos as aeronaves assim como destruímos hoje tanques, veículos blindados e outros equipamentos, incluindo lançadores de múltiplos mísseis”, disse. 
 
As declarações de Putin acontecem depois do anúncio do ministro ucraniano das elações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, de que chegariam caças F-16 à Ucrânia nos próximos meses, fornecidos por países europeus como a Bélgica, Países Baixos, Noruega e Dinamarca.
 
Desde o começo da invasão russa da Ucrânia, aumentaram os receios de que as operações militares da Rússia se estendessem ao resto da Europa.  
 
 “O que dizem sobre irmos atacar a Europa depois da Ucrânia é um disparate total, é intimidação das populações”, indicou Putin, acrescentando que os satélites dos Estados Unidos temem uma Rússia grande e forte, mas garantiu que não têm razão para esse receio. 
 
Mas, o líder russo acusou Washington de lutar contra Moscou ao ajudar financeira e militarmente a Ucrânia, enfatizando que as relações entre a Rússia e os EUA nunca estiveram piores. 
Tags: guerra | otan | rússia |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL