Diario de Pernambuco
Busca

Assistência

Recife ganha 1º Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado

Cresan é o primeiro equipamento de referência em segurança alimentar e nutricional em Pernambuco e o segundo de uma capital do Nordeste

Publicado em: 28/03/2024 12:41

Centro foi inaugurado no Recife  (Foto: Prefeitura do Recife )
Centro foi inaugurado no Recife (Foto: Prefeitura do Recife )
O Recife gamhou um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional.
 
O Cresan é o primeiro equipamento do tipo em Pernambuco e o segundo em uma capital nordestina, depois de São Luís (MA). 
O centro fica  na Rua Djalma Farias, no bairro do Torreão, na Zona Norte.
 
Ele  contará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira. 
O prefeito João Campos participou da inauguração, que marcou a assinatura de manifestação de interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades, que funciona como assessoria técnica do Governo Federal a partir do cumprimento de uma série de diretrizes.
 
A ideia é reafirmar os esforços para combater a fome da população socialmente mais vulnerável. 
 
"Esse documento faz parte de uma política transversal, de comprometimento, e esse equipamento é essencial para isso, fará toda a coordenação de segurança alimentar da cidade. Gestão dos equipamentos, como os restaurantes populares, as casas de acolhimento, o comitê de segurança alimentar, câmara de segurança alimentar. E também a interlocução com as outras secretarias e áreas, tudo a partir daqui", explicou o prefeito João Campos.
 
"A cozinha produz mais de mil refeições por dia e ajuda a abastecer a nossa rede de assistência social para as pessoas que mais precisam. Segurança alimentar é algo fundamental e temos que trabalhar todos os dias para garantir isso para todas as pessoas da cidade", completou o gestor recifense.

Como é
 
Além de ser um espaço de participação social, o Cresan se torna a sede da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional (Unidsan), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. O local conta com horta e cozinha apropriadas para realização de atividades de educação alimentar para, sobretudo, cumprir o objetivo de ser referência no incentivo ao acesso regular à alimentação de qualidade a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. 

"Esse é o primeiro centro de segurança alimentar do Recife. Isso é um ganho imenso. Teremos uma acolhida, uma equipe para atender e encaminhar para a nossa rede. Esse centro é de escuta para entender qual insegurança alimentar essa pessoa está passando. Terá avaliação, para saber se precisa de algum outro serviço da nossa rede. Seja um restaurante, um Centro Pop, e também se terá um acompanhamento através do CRAS. Vamos qualificar e aprimorar esse acompanhamento de pessoas em vulnerabilidade", detalhou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas (SDSDHJPD).

No Cresan, passa a funcionar a gestão das unidades de alimentação das casas de acolhimento institucional, dos restaurantes populares, do Banco de Alimentos e da Cozinha Comunitária do Gurupé. Além disso, o equipamento ficará responsável pelas refeições destinadas aos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e ao Abrigo Noturno Irmã Dulce. Tais equipamentos municipais fazem parte da Política Municipal de Segurança Alimentar do Recife.
"A alimentação é direito humano. Cabe ao estado, em todas as suas instâncias, promover políticas públicas para este direito. Quando temos no município um centro de referência como esse criamos um espaço para acolher essas pessoas em estado de vulnerabilidade", explicou Catarine Santos, nutricionista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também coordenadora do Fórum Estadual de Soberania de Segurança Alimentar e Nutricional (FESSAN-PE).
 
"Dar atenção especial e promover essa alimentação saudável. Porque são dois campos, equipamentos como cozinhas comunitárias, restaurantes populares, bancos de alimentos, mas também tem o lado de promover a alimentação saudável. Não é com qualquer comida que a gente mata a fome. Com esse centro, permite que a gente pense nessas duas perspectivas", acrescentou a pesquisadora.

Estratégia 
 
Com a abertura do Cresan, a Prefeitura do Recife lançou o Recife Sem Fome, uma estratégia para o fortalecer o compromisso do poder público no desenvolvimento de ações no combate à fome na cidade. Além do Cresan, também faz parte do Recife Sem Fome a reestruturação da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife), que foi retomada com um maior número de representações, subindo de sete para 20, sendo 14 secretarias e seis órgãos municipais.


A Caisan tem um importante papel na garantia do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada, pois tem como objetivo promover a política pública, programas e ações de combate à fome de maneira intersetorial dentro do poder público.
 
O utras iniciativas que fazem parte do Recife Sem Fome e reforçam o compromisso com a segurança alimentar e nutricional da população é a criação do Banco de Alimentos do Recife, a requalificação da Cozinha Comunitária de Gurupé, a gestão dos restaurantes populares e das unidades de alimentação e nutrição nas casas de acolhimento, além da ampliação de ações de Educação Alimentar e Nutricional.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL