Diario de Pernambuco
Busca

EUA

Nikki Haley consegue a primeira vitória nas primárias republicanas

Haley recebeu 63% dos votos em uma primária
Por: AFP

Publicado em: 04/03/2024 08:18 | Atualizado em: 04/03/2024 08:21

Nikki Haley está disputando com o ex-presidente Donald Trump a candidatura do partido republicanos para a presidência dos EUA (Crédito: JOSEPH PREZIOSO / AFP)
Nikki Haley está disputando com o ex-presidente Donald Trump a candidatura do partido republicanos para a presidência dos EUA (Crédito: JOSEPH PREZIOSO / AFP)

Nikki Haley venceu as primárias republicanas em Washington DC no domingo (3), seu primeiro triunfo na disputa pela indicação do partido que tem sido dominada por Donald Trump. 

 

A vitória simbólica de Haley na capital do país acontece a dois dias da jornada decisiva no longo processo de nomeação dos partidos nos Estados Unidos: a Superterça, quando 15 estados e um território votarão para definir o candidato favorito.

 

Washington é uma cidade solidamente democrática, com um número muito pequeno de republicanos registrados. O canal CNN e outros meios de comunicação informaram que Haley venceu no domingo com apenas 22.000 votos.

 

Haley recebeu 63% dos votos em uma primária que aconteceu em um hotel no centro da cidade, segundo o portal Politico, que citou fontes do  partido em Washington.

 

Nas eleições de 2020 contra Trump, o então candidato Joe Biden obteve 92% dos votos em Washington.

 

A cidade nunca teve uma votação com a maioria dos votos para candidato republicano à presidência.

 

"Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington rejeitem Donald Trump e todo seu caos", afirmou a campanha de Haley em um comunicado.

 

A campanha de Trump respondeu que os resultados em Washington DC "reafirmam o objetivo da campanha do presidente Trump: drenar o pântano e colocar os Estados Unidos em primeiro lugar".

 

Analistas acreditam que, após a Superterça, Trump ficará muito próximo de garantir sua candidatura à presidência pelo Partido Republicano. Ele venceu todas as primárias estaduais organizadas até o momento.

 

A Superterça é considerada a última oportunidade real para que Haley entre no caminho do ex-presidente, que tem tudo para ser o candidato do partido mais uma vez, novamente em uma disputa contra Biden. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL